O Serviço Ambulatorial de Saúde Auditiva (SASA) presta serviços aos usuários do SUS com perda auditiva, fornecendo aparelho auditivo, realizando acompanhamentos e orientações.

Para encaminhar para o SASA – AVALIAÇÃO INICIAL

O paciente deve ter o diagnóstico de perda auditiva (realizou exame de audiometria) que necessite do uso
de aparelho auditivo; ou nos casos de impossibilidade
de realizar exames, deve ter a justificativa de um
médico otorrinolaringologista ou fonoaudiólogo.

Médico ou fonoaudiólogo deverá preencher o Encaminhamento ao SASA
Para acessar o Encaminhamento para o Serviço de Saúde Auditiva NOVO: Clique aqui

Paciente deverá comparecer na Secretaria Municipal de Saúde do seu município e entregar o Encaminhamento, cópia do RG e
CPF, cópia do comprovante de residência,
cópia do Cartão Nacional do SUS, cópia
da Audiometria.

REPOSIÇÃO DE APARELHO AUDITIVO:

1) O usuário que necessitar de reposição do seu aparelho auditivo deverá providenciar orçamento da assistência técnica, ou no caso de perda ou furto/roubo, um boletim de ocorrência, comunicando, em ambos os casos, os fatos e o número de série dos aparelhos a serem repostos. O usuário poderá ter seu aparelho auditivo avaliado pelo Fonoaudiólogo do Serviço de Saúde Auditiva de referência no momento da consulta de acompanhamento e receber o protocolo de check-list, que substitui o orçamento.

2) O usuário deverá entregar o orçamento da assistência técnica OU o boletim de ocorrência OU o check-list, retirar na Secretaria Municipal de Saúde de seu município para agendamento de consulta de reposição.

TRANSFERÊNCIA - Usuário que mudou de domicílio e precisa ser atendido em outro prestador de Saúde Auditiva

Solicitar encaminhamento de transferência para o prestador antigo ou para o novo prestador apresentando comprovante de residência atualizado.

IMPLANTE COCLEAR E PRÓTESE AUDITIVA ANCORADA NO OSSO

Nos casos do paciente ser candidato a cirurgia de implante coclear ou prótese auditiva ancorada no osso, deverá primeiro ser agendado no Serviço Ambulatorial de Saúde Auditiva, para realizar todas as avaliações com a equipe multiprofissional e posteriormente será encaminhado o processo do SASA para o Serviço Hospitalar de Saúde Auditiva.

CONTATOS:
Área Técnica da Saúde da Pessoa com Deficiência _ ATPCD/GEHAR/DAES/SAS