SAÚDECasamata pronta em 2010Esta foi a promessa feita durante a assinatura da ordem de serviço para construir o espaço no Hospital São JoséNa manhã de ontem, uma área que serve de estacionamento nos fundos do setor de oncologia do Hospital São José reuniu mais gente que um chão de cimento escurecido parecia capaz de atrair. JOINVILLE
SAÚDEEquipe terá de receber capacitaçãoO radioterapeuta-chefe do São José, Ricardo Polli, lembra que será preciso capacitar a equipe de radioterapia para ela que consiga operar o acelerador linear. SAÚDEÁrea para construção aumentouSecretário municipal da Saúde no ano passado, quando a Prefeitura lançou as duas primeiras licitações da construção da casamata (que deram errado), Armando Pereira defende a forma com que a gestão passada lidou com o assunto. “Fizemos de tudo para licitar a casamata, mas não deu, as empresas não aceitaram o valor.” OPINIÃOCobrança e esperançaSuzana Klein, editora executivaA demora na construção da casamata para Joinville passar a oferecer um tratamento mais moderno e menos agressivo aos seus doentes de câncer vem sendo acompanhada e cobrada de perto por “A Notícia”. Só neste ano, o assunto foi abordado em mais de 30 edições do jornal, em forma de reportagens e notas.
|

TransplantesO Hospital São José de Joinville atingiu ontem a marca de 75 transplantes, superando o desempenho de todo o ano passado. Ontem, foram dois transplantes de fígados e outros dois de rins.
|
VisorBom apetiteOs ingressos esgotaram, já que a causa é nobre. Mais de 700 pessoas se reúnem, hoje à noite, para um jantar, no Clube 1º de Junho, e o dinheiro arrecadado vai direto para a construção do primeiro hospital de câncer infantil no Estado. O objetivo é iniciar as obras ainda em 2010, em São José. Serão necessários R$ 30 milhões para toda a estrutura. Cerca de 200 crianças são vítimas da doença, por ano, em SC
ARTIGOSPirataria na saúde por Aurimar José Pinto*O avanço da pirataria em todos os setores da economia assusta. No setor de saúde, o risco é ainda maior, pois estamos falando em reflexo direto sobre nosso bem maior, que é a vida. De acordo a Organização Mundial da Saúde, a pirataria na área de produtos para a saúde cresce numa proporção de 15% ao ano. Considerando que o crescimento econômico mundial está longe de alcançar esta cifra, é imperativo que o trabalho de combate aos falsificadores e contrabandistas seja intensificado para que o mercado legítimo não seja contaminado, a exemplo de outros segmentos. Vários são os motivos que acreditamos levar a esta prática, entre eles a pressão do setor por menores preços. Com a intenção de estancar essa tendência, extremamente preocupante, a Associação Brasileira dos Importadores de Equipamentos, Produtos e Suprimentos Médico-Hospitalares (Abimed) se uniu a uma força-tarefa coordenada pela Câmara Americana de Comércio, e também integrada por outras associações, e elaborou uma proposta de cooperação técnica de combate à pirataria, acrescida de um procedimento operacional padrão. O documento está em fase de análise pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). * Presidente da Abimed
|
Opinião
Editorial Novo alerta contra gripe
A Secretaria Estadual de Saúde confirmou, no começo desta semana, que 91 catarinenses morreram vítimas da Gripe A. Há ainda 904 casos confirmados e 4,2 mil pessoas suspeitas de terem contraído a doença estão sob a avaliação do Lacen. No geral, o número de casos caiu no estado. Mas o quadro ainda requer cuidados das autoridades sanitárias do estado e dos municípios e também da população. Observa-se um relaxamento natural, após o fim do inverno e o pico do surto da doença. É possível que a maioria das vítimas da gripe A tinha outras doenças associadas, o que tornou o quadro fatal. Só na terça-feira, mais oito casos de óbito foram confirmados em Santa Catarina, e seis pessoas apresentavam a chamada co-morbidade, isto é, doenças associadas à infecção pelo vírus H1N1. As condições do tempo, com chuvas e tornados, mesmo com a chegada da primavera, impõem a todos um novo alerta. Autoridades públicas e a população precisam manter o nível de vigilância elevada para impedir que um novo surto atinja o estado. Os cuidados com a higiene e a saúde pessoal deveriam ser hábitos do cotidiano. Afinal, não é apenas a transmissão do vírus da Gripe A que deve ser combatida. Outras doenças virais também serão cada vez mais evitadas se a população incorporar ao seu dia a dia o gesto salutar de lavar e secar as mãos, tossir ou espirrar sempre sob proteção de lenços e manter os ambientes com circulação de público arejados. As autoridades alertam que os grupos de risco devem redobrar a prevenção. São gestantes, pessoas internadas em unidade de terapia intensiva, portadoras de doença respiratória aguda grave ou com o sistema imunológico comprometido. Estado Gripe A. Número de casos conformados já diminuiu, mas a prevenção deve continuar rigorosa Vírus H1N1 ainda ameaça O número de casos confirmados de gripe A em Santa Catarina caiu, mas ainda não há motivo para descuidar da prevenção, alerta a Vigilância Epidemiológica do estado. Mais de 4 mi caos suspeitos ainda estão sob avaliação do Lacen. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, até a última terça-feira tinham sido confirmadas 91 mortes em decorrência do vírus H1N1. Outros 72 casos de óbito com suspeita de ter relação com a gripe A foram descartados. O total de registros da doença em Santa Catarina desde o início no verão passado é de 904.
|