NOTÍCIA

Alerta sobre o Novo Coronavírus

CORONAVÍRUS

Alerta sobre o Novo Coronavírus

MS DESCARTA MAIS UM CASO SUSPEITO DO CORONAVÍRUS EM SC

A Secretaria de Estado da Saúde informa que o resultado de exame laboratorial realizado em paciente morador de Rio do Sul, descartou a possibilidade de contaminação com o novo coronavírus.

Com isso, já são quatro os casos suspeitos no estado que foram descartados após exames laboratoriais. Segundo a Plataforma IVIS, do Ministério da Saúde, Santa Catarina não conta com nenhum caso suspeito no momento. Em todo o país são sete casos suspeitos e 32 já descartados.


Como é definido um caso suspeito do coronavírus(nCoV-2019)?

Com a amplitude da região de risco, toda a China, pessoas vindas desta localidade nos últimos 14 dias e que apresentem febre e sintomas respiratórios podem ser considerados suspeitos.
Os casos suspeitos devem ser mantidos em isolamento enquanto houver sinais e sintomas clínicos. Casos descartados laboratorialmente, independente dos sintomas, podem ser retirados do isolamento.

Situação 1

Febre E pelo menos um sinal ou sintoma respiratório (tosse, dificuldade para respirar) E histórico de viagem para área com transmissão local, de acordo com a OMS, nos últimos 14 dias anteriores ao aparecimento dos sinais ou sintomas; OU

Situação 2

Febre E pelo menos um sinal ou sintoma respiratório (tosse, dificuldade para respirar) E histórico de contato próximo de caso suspeito para o coronavírus nos últimos 14 dias anteriores ao aparecimento dos sinais ou sintomas; OU

Situação 3

Febre OU pelo menos um sinal ou sintoma respiratório (tosse, dificuldade para respirar) E  contato próximo de caso confirmado de coronavírus em laboratório, nos últimos 14 dias anteriores ao aparecimento dos sinais ou sintomas.

Como é feito o exame

Para avaliar se estamos diante de um caso de coronavírus, o profissional de saúde deverá coletar duas amostras respiratórias, como saliva e secreções nasais para a realização de exames laboratoriais.

As amostras devem ser encaminhadas com urgência para o Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN) para o chamado exame de exclusão, em Florianópolis. De acordo com a diretora do LACEN, Marlei Pickler Debiasi dos Anjos o estado de Santa Catarina é capacitado para detectar os vírus respiratórios como o Influenza.

“Pelo protocolo adotado pelas organizações de saúde, caso apresentemos resultados negativos para esses exames, as amostras seguem para os laboratórios de referência para realização de análise de metagenômica, que identificará ou não o novo coronavírus”, explica. “Se for identificado um caso mais simples, como por exemplo, Influenza 1, o caso é logo descartado”.

Os laboratórios de referência nacional são: Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz-RJ), Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo, e Instituto Evandro Chagas (IEC), no Pará.

Acesse o link e fique por dentro de todas as atualizações sobre os casos suspeitos no Brasil e no mundo: Plataforma Saúde