NOTÍCIA

Alerta sobre o Novo Coronavírus

CORONAVÍRUS

Alerta sobre o Novo Coronavírus

LACEN REALIZA TESTES PARA IDENTIFICAÇÃO DO NOVO CORONAVÍRUS

O Laboratório Central de Saúde Pública de Santa Catarina (LACEN) está realizando exames para identificação do novo coronavírus (COVID-19).

As amostras de pacientes começaram a ser analisadas na última quinta-feira (12) e, logo no primeiro dia, o LACEN confirmou os dois primeiros casos positivos no estado.

Antes, o exame era realizado no laboratório de referência no Rio de Janeiro, Fiocruz. A realização do teste em Santa Catarina agiliza o diagnóstico e descarte dos casos suspeitos.

O LACEN recebeu 500 testes, composto por um conjunto de reagentes específicos para o Covid-19 para a realização dos procedimentos.

Servidores participaram de treinamento para a realização dos exames. “É um teste RT PCR em Tempo Real, específico para detecção do vírus e que o LACEN consegue obter resultados no prazo de 24 a 72 horas", comentou Marlei Pickler Debiasi dos Anjos, diretora da unidade.

"O LACEN distribui kits de coleta para as unidade de saúde que enviam as amostras para realização de exames em nosso laboratório".