NOTÍCIA

Alerta sobre o Novo Coronavírus

CORONAVÍRUS

Alerta sobre o Novo Coronavírus

Atualização: veja como ficam os serviços do IGP após decreto de situação de emergência

Após publicação do decreto Nº 515, DE 17 DE MARÇO DE 2020, que declara situação de emergência em todo o território catarinense, depois da confirmação do primeiro registro de transmissão comunitária do Coronavírus, o Instituto Geral de Perícias de Santa Catarina (IGP/SC) divulga atualização sobre a rotina de atendimentos nos serviços ofertados ao público.

O Perito-Geral do IGP, Giovani Eduardo Adriano, ressalta que as medidas visam evitar à disseminação do COVID-19, e resguardar a saúde dos servidores, assim como da população em geral.

Instituto de Identificação (II)
– Estão suspensos, até segunda ordem, os atendimentos presenciais de qualquer tipo (requisições e retiradas de carteiras de identidade);
– As requisições para atendimento de emergência deverão ser encaminhadas ao e-mail da unidade local com documentação comprobatória para deliberação do gestor local sobre a pertinência ou não do pedido;
– Os setores de apoio no II de Florianópolis trabalharão remotamente nos contatos de e-mail normais de atendimento.

Instituto Médico-Legal (IML)
– Estão suspensos os atendimentos presenciais nas unidades do IML que possam ser realizados de forma indireta, assim como os exames de corpo de delito em hospitais, presídios, instituições para idosos e outros locais de aglomeração de pessoas;
– Os atendimentos presenciais se limitam às seguintes situações: I. Exames necroscópicos; II. Exames em vítimas de violência sexual, desde que enquadrados no protocolo de 72 horas; III. Exames em flagrante, IV. Verificação da alteração da capacidade psicomotora; V. Exames em detentos com lesão, desde que não seja possível realizá-los de modo indireto;
– As unidades do IML trabalharão em regime de plantão ou sobreaviso, de acordo com as escalas atuais de cada unidade.

Atividades suspensas por 30 dias
Ficam suspensas: as atividades de capacitação, de treinamento ou de eventos coletivos; exames de corpo de delito em hospitais, presídios, instituições para idosos e outros locais com aglomeração de pessoas; as visitações, aulas e atividades afins nas dependências dos institutos do IGP.
Também está suspensa: a presença de acompanhantes durante os exames periciais, salvo em casos de real necessidade por dependência do periciado. Já os exames presenciais que puderem ser postergados deverão aguardar o restabelecimento das condições normais do serviço.

Trabalho remoto
Poderão desempenhar, em domicílio, em regime excepcional de trabalho remoto, as funções determinadas pela chefia imediata, os seguintes servidores:
– portadores de doenças respiratórias crônicas;
– que coabitarem com idosos portadores de doenças crônicas;
– maiores de 60 (sessenta) anos;
– que viajaram ou coabitarem com pessoas que estiveram no exterior nos últimos 7(sete) dias;
– em período de gravidez ou amamentação;
– que possui filho(s), enteado(s) ou menor(es) sob guarda em idade escolar;
– nos casos em que for oportuno e conveniente como medida de precaução, mediante avaliação dos aspectos particulares apresentados.

Ações para conter a propagação do Coronavírus A melhor forma de frear o avanço do Coronavírus é a prevenção:
– Caso o paciente apresente os sintomas da doença, como febre, tosse, falta de ar, dores musculares e de cabeça, deve procurar atendimento em uma unidade básica de saúde.
– Em caso de dúvidas sobre onde procurar ajuda, as pessoas devem ligar para o número 136, do Disque Saúde, disponibilizado pelo Ministério da Saúde.

Recuperação e aprendizado
Com todas estas medidas espera-se que os efeitos negativos da pandemia sejam minimizados e tudo possa retomar mais rapidamente e com menos danos. Muitos aprendizados também ficarão para desafios de novas crises. Este momento é de não ignorar os riscos, manter a calma, agir com responsabilidade e priorizar a coletividade.

Contatos importantes do IGP
Endereço e telefone de todas as Unidades do IGP: https://www.igp.sc.gov.br/unidades/
Postos de Identificação
https://www.igp.sc.gov.br/postos-de-identificacao/
Texto: Assessoria de Comunicação