icone facebookicone twittericone instagram

Os pacientes do Instituto de Psiquiatria de Santa Catarina (IPQ/SC), em São José, terão um novo espaço para receberem tratamento. Nesta sexta-feira, 17, foi inaugurada a reforma da Unidade Pedra Branca – 2ª Enfermaria Masculina. O novo setor abrigará 40 pacientes internados, os quais foram realocados enquanto a obra estava em andamento. 

site capa.jpg

Foto: Robson Valverde

De acordo com o diretor do IPQ, Henrique Marques Fogaça, ao mesmo tempo que os pacientes voltam ao seu local de origem, é possível entregar um espaço com mais dignidade e com melhorias diversas. “Também conseguimos abrir espaço para ampliar e melhorar a oferta de espaço físico para as mulheres internadas, pois com a reforma, a área havia ficado restrita. É um trabalho que demanda muita atenção da equipe de obras e manutenção, apoio da Secretaria de Estado da Saúde, além dos próprios servidores”, explica Fogaça.

Segundo o Secretário de Estado da Saúde, Helton de Souza Zeferino, o novo espaço permitirá maior conforto na ala masculina, melhores condições de trabalho aos servidores da unidade e, consequentemente, aumento da capacidade operativa do hospital. “Tudo isso faz parte do processo de reestruturação do IPQ, que passa por readequação de estrutura física, adequação de recursos humanos e revisão do seu plano operativo, para que assim possamos aumentar a participação do Estado no processo de atendimento dos pacientes de psiquiatria”, enfatizou o secretário.

DSC_1889.2 2.jpg

Foto: Robson Valverde

O IPQ possui 79 anos de fundação, sendo uma das unidades hospitalares mais antigas do Estado. Em 2019 realizou 7.836 atendimentos psiquiátricos na Emergência Externa, que funciona 24 horas. Atualmente, a unidade possui 295 pacientes em suas Unidades de Internação.

DSC_1914.2 2.jpg

Foto: Robson Valverde