O Governo de Santa Catarina está enviando insumos e equipamentos hospitalares para reforçar a assistência à população durante a pandemia do novo coronavírus. Na semana que passou foram enviados ventiladores pulmonares, desfibriladores, suportes de soro, macas e carros de emergência para unidades de nove municípios catarinenses.

Foto: Divulgação/SES

As entregas foram realizadas pelas equipes da força-tarefa coordenada pelo Centro de Operações de Emergência em Saúde (COES), em parceria com o Grupo de Ações Coordenadas (Grac), reunindo profissionais de  diversas instituições como Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Polícias Militar e Civil.

Um novo lote com respiradores adquiridos junto à empresa WEG foi distribuído para o Hospital Regional do Oeste, em Chapecó (5); Hospital São Francisco, em Concórdia (4); Hospital Regional Dr. Homero Miranda Gomes, em São José (4); Hospital Governador Celso Ramos, na capital (4); e Hospital Nossa Senhora da Conceição, em Tubarão (3).

Ampliação de leitos é prioridade

A Secretaria da Saúde (SES) vem investindo no aparelhamento das unidades que integram a rede estadual, visando oferecer serviços adequados à população durante o enfrentamento à pandemia. O objetivo principal é ampliar o número de leitos de UTI para atendimento de pacientes vítimas de Covid-19.

Mesmo com o feriado de Corpus Christi foram entregues equipamentos na Maternidade Darcy Vargas (Joinville), Maternidade Carmela Dutra (Florianópolis), Instituto de Psiquiatra (São José), Hospital Tereza Ramos (Lages), Hospital Hans Dieter Schmidt (Joinville), Instituto de Cardiologia (São José) , Hospital Governador Celso Ramos, Hospital Nereu Ramos, Hospital Infantil Joana de Gusmão (Florianópolis) e Hospital Regional de São José.

“É fundamental trabalharmos no sentido de ativar novos leitos de UTI nas unidades hospitalares de Santa Catarina, por isso, temos reforçado essa entrega de equipamentos”, destaca o secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, acrescentando que desde a criação do Centro de Operações de Emergência em Saúde (COES) existe uma sinergia entre diversas instituições para o auxílio nas entregas dos materiais. “Somos muito agradecidos a todas as corporações e instituições envolvidas nessas operações.  Essa união traz mais agilidade no atendimento aos nossos municípios”.

No início da próxima semana estão previstas entregas de desfibriladores, carro maca, suporte de soro e carro de emergência na Maternidade Dona Catarina Kuss (Mafra) e também no Hospital Waldomiro Colautti (Ibirama).

Além dos ventiladores pulmonares, foram distribuídos 23 aparelhos desfibriladores cardioreversores, 155 suportes para soro, 78 carros macas e 17 carros de emergência, além dos 24 respiradores WEG, totalizando 297 itens para as unidades próprias da SES.

Desde o início das operações do COES, foram ativados 500 novos leitos de UTI em Santa Catarina, o que representa mais de 60% da capacidade hospitalar instalada pré-existente.