icone facebookicone twittericone instagram

O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), por meio do Batalhão de Operações Aéreas (BOA), em parceria com o Grupo de Resposta Aérea de Urgência (GRAU/SAMU), realizou o transporte de mil unidades de medicamentos (Esmeron e Ketamin) para a Secretaria de Estado da Saúde, neste sábado, 18. Os insumos estavam em Campo de Marte, São Paulo, e foram trazidos para a capital catarinense. A operação contou com o apoio da Polícia Militar de São Paulo, e o voo teve três horas de duração total.

Foto: Divulgação/CBMSC

O transporte ágil destes medicamentos foi possível por conta do trabalho em parceria entre o CBMSC, a Secretaria de Estado da Saúde e a Casa Civil, tendo em vista a utilização da Aeronave Carajá, do Governo do Estado. Este avião oferece condições de transportar uma carga de até 450kg e pode atingir até 450 km por hora de velocidade.

O Comandante de Operações Aéreas da missão, 1º tenente Fábio Fraga, ressalta a importância da utilização da aeronave Carajá para o transporte: "a aeronave Carajá possibilita um voo seguro e ágil, reduzindo os custos de transporte em casos de necessidade, como nesta situação", explica.