Além dos mais de R$ 60 milhões em recursos recebidos para o enfrentamento à pandemia de coronavírus, Blumenau foi o município que mais recebeu ventiladores pulmonares do Governo do Estado. Dos 385 respiradores WEG entregues até o momento, 51 foram para unidades hospitalares da cidade. No dia 24 de junho o Hospital Santa Isabel recebeu 31 unidades, e no dia 13 de julho outras 20 unidades foram entregues ao Hospital Santo Antônio.

Foto: Divulgação/SES

O Governo do Estado também adotou diversas ações com o objetivo de viabilizar a abertura de leitos de UTI  para atendimento da população de Blumenau e região. Entre as medidas que impactam diretamente na rede hospitalar local está a suspensão de metas de produção dos hospitais participantes da Política Hospitalar Catarinense. Com isso, os hospitais da cidade passaram a contar com R$ 1 milhão de reais mensais, cada um.

Ou seja, enquanto durar a pandemia, o Hospital Santa Isabel e o Hospital Santo Antônio estão recebendo mensalmente o valor máximo da tabela, sem a necessidade de cumprimento de meta.

Portanto, o Estado cumpre com suas obrigações de fornecer equipamentos como respiradores e monitores multiparâmetros, além da ampliação de recursos por meio da Política Hospitalar Catarinense.

Já a ativação dos leitos, incluindo recursos humanos necessários para que o pedido de habilitação seja encaminhado ao Ministério da Saúde – órgão responsável pela formalização das habilitações – é de competência do gestor local.

O Governo de Santa Catarina já criou mais de 579 novos leitos de UTI em hospitais públicos e filantrópicos desde o início da pandemia do novo coronavírus – o que representa 70% a mais da capacidade hospitalar pré-existente no estado.

Mais de R$ 60 milhões para enfrentamento da pandemia

Valores repassados ao município de Blumenau:
R$ 1.018.571,72 - Portaria 480

R$ 11.294.956,70 - Portaria 774
R$ 2.202.828,03 - MP 938
R$ 26.922.792,00 - MP 1666
R$ 23.902.083 - FAF-Covid
R$ 11.009.057,72 - LC 173

Valores recebidos pelos hospitais do município:
R$ 2.299.138,00 - Portaria 1.393

R$ 4.755,322,80 - Portaria 1.448

Total de recursos para Blumenau: R$ 60.514.590,61

Situação gravíssima exigiu ação do Estado

O Governo do Estado atua com avaliação e projeção de cenários do novo coronavírus de forma constante. Há 123 dias, os profissionais lotados no Centro de Operações de Emergência em Saúde (COES) atuam no planejamento e execuções de ações, acompanhando a evolução do número de casos, ocupação de leitos ambulatoriais e de UTI em Santa Catarina.

A ferramenta pleiteada pelos gestores municipais foi criada para auxiliá-los na tomada de decisão e disponibilizada durante um mês para que as ações de enfrentamento fossem realizadas de forma regionalizada. Diante do agravamento da situação, com sete regionais em situação gravíssima, o Governo de Santa Catarina decidiu pelas restrições de algumas atividades.

Os gestores municipais permanecem com a prerrogativa de adotar novas restrições, avaliando o cenário do município onde atuam.