O Estado de Santa Catarina repassou equipamentos e adotou inúmeras ações para viabilizar a abertura de leitos de UTI no município de Tubarão.
Entre as medidas que impactam diretamente na rede hospitalar local está a suspensão de metas de produção dos hospitais participantes da Política Hospitalar Catarinense. Com isso, o Hospital Nossa Senhora da Conceição passou a integrar a PHC e receber R$ 2 milhão de reais mensais, seja, a tabela cheia, sem a necessidade de cumprimento de meta, enquanto durar a pandemia.
Ressalte-se que ao Estado compete o fornecimento de equipamentos como respiradores e monitores multiparâmetros, além de ampliação de recursos, o que foi realizado através da Política Hospitalar Catarinense. Cabe ao gestor local a ativação do leito, incluindo RH necessário, para que o pedido de habilitação seja encaminhado ao Ministério da Saúde, que é quem formaliza tal habilitação.
Com relação aos recursos e investimentos para combate à pandemia, o município de Tubarão recebeu:
R$ 303.256,71 referentes à Portaria 480
R$ 407.811,73 referente à Portaria 774
R$ 1.347.381,60 referente à MP 938
R$ 5.398.042,00referente à MP 1666
R$ 3.257.296,23 referente à LC 173
Recursos para hospital local destinados ao enfrentamento da pandemia Covid e referentes à Política Hospitalar Catarinense.
R$ R$ 1.520.939,25 referentes à Portaria 1.393
R$ R$ 2.450.099,86 referentes à Portaria 1.448
R$ 1.520.000,00 - PHC – Diferença teto (02 Parcelas)
R$6.200.000,00 - PHC (05 Parcelas)
R$ 1.460.000,00 – referente à Portaria 901
O Governo do Estado atua com avaliação e projeção de cenários do novo coronavírus de forma constante. Há 125 dias, os profissionais lotados no Centro de Operações de Emergência em Saúde (COES) atuam no planejamento e execuções de ações, acompanhando a evolução do número de casos, ocupação de leitos ambulatoriais e de UTI em Santa Catarina.
A ferramenta pleiteada pelos gestores municipais foi criada para auxiliá-los na tomada de decisão e disponibilizada durante um mês para que as ações de enfrentamento fossem realizadas de forma regionalizada. Diante do agravamento da situação, com sete regionais em situação gravíssima, o Governo de Santa Catarina decidiu pelas restrições de algumas atividades.
Os gestores municipais continuam detendo a prerrogativa de adotar novas restrições, avaliando o cenário do município onde atuam.
O Governo de Santa Catarina já criou mais de 616 novos leitos de UTI em hospitais públicos e filantrópicos desde o início da pandemia do novo coronavírus – o que representa 70% a mais da capacidade hospitalar pré-existente no estado. Para a região sul do estado, criou-se 54 novos leitos.