A região de Laguna ganhará 10 novos leitos de UTI para o enfrentamento da pandemia de Covid-19. A garantia foi dada após uma reunião entre o secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, o prefeito Mauro Candemil, representantes do Hospital de Caridade Senhor Bom Jesus dos Passos e do empresariado da região. Os novos leitos estarão disponíveis a partir do começo de agosto, após a reestruturação do espaço físico, cuja reforma deve ser finalizada em 29 de julho.

Foto: Julio Cavalheiro/Secom

Durante a reunião, ficou acertado que o Estado auxiliará com a habilitação dos leitos junto ao Ministério da Saúde, para garantir que o recurso do custeio seja pago pelo Governo Federal. Caso haja necessidade de algum equipamento para a estruturação da unidade, a Secretaria de Estado da Saúde também fornecerá.

“O Governo do Estado está conversando com o município desde março, e agora chegamos a um prazo. O próprio hospital se manifesta com a possibilidade de abrir novos leitos a partir do início de agosto. O Estado ofertou equipamentos, se eles forem necessários , além de interceder pela habilitação. Foi uma reunião bastante produtiva . Tivemos um bom entendimento e é dessa forma que conseguimos garantir saúde e segurança para a população”, afirma o secretário.

As autoridades também discutiram a necessidade de um envolvimento da sociedade local para garantir que a UTI siga em funcionamento após a pandemia. Inicialmente, foi pactuado que o seu funcionamento está garantido até o fim deste ano.

Antes, a o secretário da Saúde havia anunciado a ativação de 10 leitos em Nova Trento, em uma reunião com o prefeito da cidade, Gian Voltolini, e o deputado estadual Altair Silva.