icone facebookicone twittericone instagram

Santa Catarina contabiliza doze regiões em estado gravíssimo em relação à pandemia de Covid 19, de acordo com a atualização dos dados da ferramenta de apoio à gestão divulgada nesta quarta-feira (29).
A matriz de risco potencial das regiões foi atualizada e apontou 12 regiões das 16 em situação de risco gravíssimo. O informativo atualizada da matriz de risco foi encaminhado aos municípios nesta quarta-feira com o novo panorama. 
Em relação aos dados do dia 21/07, três novas regiões foram reclassificadas do Risco Grave para Gravíssimo: Alto Uruguai Catarinense; Alto Vale Do Itajaí e Planalto Norte. 
Outras nove regiões continuam dentro do nível de alerta máximo: Carbonífera; Extremo Sul Catarinense, Foz Do Rio Itajaí, Grande Florianópolis, Médio Vale Do Itajaí; Meio Oeste, Nordeste, Oeste e Xanxerê.
As regiões do Alto Vale Do Rio Do Peixe, Laguna e Serra Catarinense são as únicas que permanecem em estado Grave. O Extremo Oeste continua classificado como Risco Alto. 
“Essas regiões em situação gravíssima correspondem a aproximadamente a 81% dos municípios do Estado de Santa Catarina e 86,7% da população catarinense”, destaca Raquel Bittencourt, Superintendente de Vigilância em Saúde da SES. “Isso nos preocupa, pois ainda não conseguimos aumentar a taxa de isolamento social. Ela só aumentou aproximadamente 1% nas regiões de risco, está hoje em 38% e precisamos de algo em torno de 60% de isolamento para termos uma garantia maior de achatamento da curva Estamos emitindo os alertas para os municípios em todas as regiões de saúde para as providências. Esperamos baixar o nível de contágio e o grau de alerta em cada região”.
A SES criou uma ferramenta de acompanhamento da situação do coronavírus que pode ser acessada também pelos cidadãos. A plataforma aponta as situação das macrorregionais de saúde divididas em quatro situações. A atualização ocorre semanalmente e no link ainda é possível encontrar as recomendações para Poder Público, iniciativa privada e setor produtivo através do link: http://www.coronavirus.sc.gov.br/gestao-da-saude/