O secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, esteve nesta quarta-feira (12) acompanhando a ativação de dez novos leitos de UTI no Hospital Regional Helmuth Nass, em Biguaçu.
Fotos: Fabrício Escandiuzzi
O Governo do Estado enviou equipamentos para a abertura dos leitos na unidade como forma de reforçar o combate à pandemia na Grande Florianópolis. As ações foram definidas em parceria com os prefeitos da região metropolitana em reunião ocorrida no dia 17 de julho.
O secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, visitou as instalações e elogiou o trabalho executado no Hospital de Biguaçu, que é administrado pela organização São Camilo. Quero parabenizar o município de Biguaçu, os servidores, o corpo clinico e os gestores locais por essa conquista de dez novos leitos. É um hospital muito importante para a região e já estamos avaliando a possibilidade da permanência desses serviços”, disse. “Santa Catarina já ativou 670 novos leitos em todo o estado para o enfrentamento à pandemia e isso demostram que a conversa, diálogo e construção propositiva são fundamentais para o sucesso neste momento”.
Além dos dez leitos de UTI em Biguaçu, nos últimos 30 dias entraram em funcionamento outros cinco no Instituto de Cardiologia, cinco no Hospital da Caridade e dois no Hospital Universitário. De acordo com os dados dos boletins diários emitidos sobre a pandemia, a a região de Florianópolis, ao lado do Grande Oeste, é a que conta com a menor taxa de ocupação das UTIs, em torno de 72%.
O prefeito de Biguaçu, Ramon Wollinger disse que o apoio do Governo do Estado foi fundamental para a ativação dos novos leitos, que serão utilizados exclusivamente para o enfrentamento da pandemia. “Construir esse hospital foi um sonho antigo, que acompanhamos desde o início. Hoje, após tantos anos, é um dia importante. Esperamos que, após vencermos essa pandemia, esses leitos continuem para o atendimento de nossa comunidade”.