Na terça-feira, dia 11, a Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) do Hospital Materno-Infantil Santa Catarina, de Criciúma, teve a primeira alta de trigêmeas desde que foi ativada, em agosto do ano passado.

Luna, Laura e Helena nasceram prematuras, de cesárea, com 31 semanas de gestação, no Hospital Regional de Araranguá, mas logo foram transferidas para a UTI do hospital Santa Catarina. Luna nasceu com 1,295 quilo; Laura, com 1,230; e Helena, com 1,560. O tempo médio de gestação é entre 37 e 41 semanas. Antes das 37, o bebê é considerado prematuro.

Após um mês na UTI, Luna, Laura e Helena foram transferidas para a UCI, onde permaneceram por mais 17 dias. Na terça-feira, quando receberam foram para casa, Luna pesava 2,052 quilos; Laura, 1,826; e Helena, 2,392. Antes, o trio fofura, posou para uma foto com a enfermeira Gabriela Maciel.

A mamãe Bianca deixou uma cartinha de agradecimento para a equipe do hospital, especialmente para a enfermeira Gabriela e a turma da UCI. “Nunca vou esquecer tudo o que fizeram por nós! Foram 17 dias e formei uma família aqui. Muito obrigado mesmo, de coração”, escreveu.
Em um ano de atividade, a UCI já atendeu 389 pequenos pacientes que foram transferidos de setores como a UTI (Unidade de Tratamento Intensivo), alojamento conjunto, centro cirúrgico e centro obstétrico. O Hospital Materno-Infantil Santa Catarina é administrado pelo Ideas em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde.