icone facebookicone twittericone instagram

Entraram em funcionamento mais 10 leitos de UTI para tratamento de pessoas com Covid-19 no Hospital Doutor Waldomiro Colautti, de Ibirama, nesta terça-feira, 8. Desde o início da pandemia, a unidade de gestão estadual realizou uma série de readequações físicas e estruturais, que permitiram a criação da ala Covid, a oferta de 27 leitos de enfermaria e, atualmente, um total de 30 leitos de UTI para os casos mais graves do novo coronavírus.


Foto: Divulgação

Foi instalada uma tenda para pré-triagem na parte externa do hospital, implantando um novo fluxo para atendimento específico aos pacientes com sintomas respiratórios e suspeitos de Covid-19. A recepção foi reorganizada de modo que as cadeiras mantenham a distância preconizada. 

Além disso, horários de visitas e o número de visitantes por paciente foram alterados. Banners e cartazes em pontos estratégicos do hospital foram colocados para orientar e dar dicas de prevenção ao novo coronavírus.

Apoio aos servidores

Para a segurança dos servidores são realizados diversos treinamentos. No refeitório, a disposição das mesas foi alterada para que os funcionários fiquem a uma distância segura, assim como os horários das refeições foram estendidos.

Também é ofertado suporte psicológico e comportamental a todos os funcionários para lidarem com o estresse gerado pela pandemia de Covid-19, com atendimentos presenciais e via celular, fornecido por uma das psicólogas da unidade.

Houve ainda um aumento no quantitativo de servidores terceirizados para a higienização e limpeza da unidade para intensificar a desinfecção nos locais de maior utilização como os sanitários e áreas mais tocadas, além de orientações sobre descarte de resíduo da Covid-19.

Embora os números da pandemia estejam em queda, ainda há́ necessidade de cuidado e atenção de todos, explica a diretora do hospital, Silvana Leite da Costa. “Todas essas ações trazem ganho à assistência hospitalar da unidade, garantindo atendimento de qualidade aos pacientes. Vamos atuar cada vez mais e melhor em prol da saúde das pessoas, pois esse é o nosso propósito”, afirma Silvana, que acrescenta que teve o apoio de todos os setores do hospital, da Secretaria de Estado da Saúde, Associação de Voluntários e comunidade.

Informações adicionais para a imprensa:
Gabriela Ressel
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado de Saúde
Telefone: (48) 3664-8822
E-mail: imprensa@saude.sc.gov.br e secretariadeestadodasaude@gmail.com