O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, determinou o envio imediato de 10 respiradores pulmonares WEG para reforço ao atendimento aos pacientes do Hospital Regional do Oeste, em Chapecó e região.

Fotos: Admilson Hames/SES

Os equipamentos seriam enviados em operação especial que contará com o apoio do Batalhão de Operações Aérea do Corpo de Bombeiros Militar (CBM-SC). O embarque inicialmente estava previsto para o início da manhã desta sexta-feira (05). Entretanto, devido às condições meteorológicas houve uma “janela” de bom tempo, o que permitiu antecipar o deslocamento da aeronave para o oeste catarinense, garantindo mais uma vez agilidade no atendimento às demandas da região.

Os novos equipamentos possibilitarão a abertura imediata de leitos de UTI Covid. Nesta semana, o secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, recebeu o prefeito de Chapecó, João Rodrigues, o secretário de Saúde local, Luiz Carlos Baldan, o diretor-geral do Hospital Regional do Oeste (HRO), Osmar Arcanjo de Oliveira, e o presidente do Conselho Delegado de Administração da unidade, Gelson Dalla Costa, para definir o apoio à unidade.

Desde o início da pandemia, o Governo do Estado ampliou 75 leitos de terapia intensiva para a região do Oeste catarinense. A SES vem cobrando a reativação de quase 100 leitos que foram desativados, alguns deles nos municípios mais afetados pela pandemia neste momento no Oeste. “Liberamos recursos, equipamentos e insumos, além do Governo de Santa Catarina garantir o custeio dos leitos ainda não habilitados pelo Ministério da Saúde”, afirmou.

O secretário da Saúde reforçou que o Estado vem oferecendo todo o suporte à região, que conta com ocupação de 97% dos leitos, segundo boletim divulgado nesta quinta-feira, 4.

Para o enfrentamento da pandemia, o Governo de SC já distribuiu mais de 700 respiradores e monitores, além de insumos suficientes para o aumento em 160% da rede de UTI adulto nas unidades hospitalares catarinenses.

Mais informações para a imprensa:
Fabrício Escandiuzzi
Secretaria de Estado da Saúde - SES