icone facebookicone twittericone instagram

Santa Catarina entrou em um novo ciclo no enfrentamento à pandemia da Covid-19, em meados de janeiro, com a vacinação dos grupos prioritários. Buscando orientar os profissionais que trabalham nas aplicações dos imunizantes, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Diretoria de Educação Permanente em Saúde (DEPS), Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE) e o Núcleo de Educação em Urgência (NEU), está disponibilizando o curso “Orientações para vacinação Covid-19” com o início de uma nova turma em 25 de fevereiro.

O curso pode ser realizado pelos profissionais aptos à aplicação de injetáveis, como médicos, farmacêuticos, enfermeiros, vacinadores, técnicos em enfermagem, entre outros. A carga horária é de 16h com um prazo de 20 dias para a realização do curso. As inscrições podem ser realizadas por meio das regionais de saúde.


“Por se tratar de uma vacina nova, vários profissionais da saúde nos relataram dúvidas com relação aos procedimentos, desta forma optamos por realizar essa orientação em forma de videoaula”, explica Francini Rensi Schmitz, diretora da DEPS.
A primeira turma começou nesta sexta-feira, 5, com 2373 participantes, que se inscreveram previamente em suas regiões de saúde. Devido à grande procura, a DEPS firmou uma parceria com a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc) para a utilização de sua plataforma.

Os conteúdos estão divididos em cinco aulas:
Aula 1: Funcionamento vacinação
Aula 2: Rede de frio
Aula 3: Administração de imunobiológicos
Aula 4: Especificidades da vacina contra a COVID-19
Aula 5: Atendimento de eventos adversos

Vacinas
Santa Catarina recebeu até o momento 165.640 mil doses da vacina CoronaVac e 47.500 da Oxford/Astrazeneca. Os imunizantes estão sendo distribuídos nas 17 unidades descentralizadas de Vigilância Epidemiológica (UDVES) e posteriormente a cada município. Até o dia 2 de fevereiro 70.558 doses já haviam sido aplicadas.

Mais informações para a imprensa:

Fabrício Escandiuzzi
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Saúde - SES
Fone: (48) 3664-8820 / 99913-0316
E-mail: imprensa@saude.sc.gov.br