O Estado de Santa Catarina vem seguindo a vacinação à risca e cobrando para que os municípios catarinenses acelerem a aplicação das vacinas contra a Covid-19 nos grupos prioritários, de acordo com o Plano de Imunização. Esta semana também, o secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, esteve em Brasília para tratar da liberação de mais doses da vacina para Santa Catarina.

“Recebemos as doses e nos empenhamos para a criação de uma logística rápida para a entrega das vacinas a todos os municípios. E assim o fizemos: em cerca de 9 horas todos os lotes já haviam sido distribuídos pela Secretaria de Saúde”, disse André Motta sobre a última remessa de doses enviadas pelo Ministério da Saúde para o estado.

É importante destacar que a distribuição das vacinas é realizada pelo Governo do Estado e a aplicação junto aos grupos prioritários é uma ação realizada pelas redes municipais de saúde.A Secretaria de Estado da Saúde reforça, que cumpre o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação Contra a Covid-19 do Ministério da Saúde, conforme deliberação da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) assinada em 18 de janeiro. O Governo também vem alertando os municípios sobre a importância de estarem todos em conformidade nas decisões para seguir as orientações coordenadas pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI).

Segundo André Motta, a aplicação deveria ocorrer com uma velocidade maior e os registros destas doses precisam ser mais precisos e rápidos. E também coloca à disposição o Estado de Santa Catarina para auxiliar os municípios que estão enfrentando dificuldades.

A Secretaria de Estado da Saúde já oficializou as cobranças por maior agilidade em ofício enviado aos órgãos representativos dos munícipios. Da mesma forma, vem cobrando o Ministério da Saúde para o envio de maiores quantitativos de vacina a Santa Catarina.

O Secretário de Estado da Saúde André Motta Ribeiro recebeu em seu gabinete, na tarde desta quinta-feira (11), o presidente da Federação Catarinense de Municípios (FECAM), Clenilton Pereira. Na oportunidade foram apresentados dados sobre o andamento da vacinação da população catarinense. O secretário ressaltou a importância da parceira com os municípios para a necessidade de acelerar o processo de vacinação.

Ainda na quinta-feira, Clenilton Pereira se reuniu com o Procurador Geral de Justiça do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), Fernando Comin, para debater dificuldades enfrentadas pelos gestores municipais e reforçar a necessidade de difundir informações e orientações.