Desde o início de 2021 até esta quinta-feira (11) 75 pacientes foram transferidos de hospitais da Região Oeste para unidades em outras regiões do Estado. Dessas transferências, 45 ocorreram no mês de fevereiro.

Desde o último domingo, 8, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Superintendência de Serviços Especializados e Regulação (SUR), com apoio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Corpo de Bombeiros Militar (CBM-SC) e do Grupo de Resposta Aérea de Urgência (GRAU), trabalha em uma operação especial para transferir pacientes e diminuir a taxa de ocupação de leitos UTI COVID daquela região, distribuindo melhor a demanda entre as regiões do Estado.

Na tarde desta quinta, 11, era de 98,5% a ocupação dos leitos UTI COVID Adulto na região Oeste, enquanto que a média geral no Estado era de 70%, com 219 leitos disponíveis. As transferências são feitas, na sua maioria, por meio terrestre, mas para percursos maiores é possível utilizar o serviço aeromédico.

Os pacientes são transferidos desde que haja concordância expressa do mesmo ou de um familiar, e a solicitação é feita via Sistema de Regulação (SISREG) de maneira individualizada. De acordo com a Portaria SES nº. 423 de 23 de junho de 2020, que instituiu o Termo de Ciência de Transferência de Internação Hospitalar, o documento tem por objetivo esclarecer ao paciente, familiar ou responsável legal que, em condições excepcionais, poderá ser requerida a transferência. No caso de incapacidade do paciente, ausência do responsável legal ou recusa de assinatura, deverá haver justificativa por escrito no termo. O termo é necessário tanto para transferências para leito de UTI quanto para transferência de leito clínico para hospitais de retaguarda COVID 19.

Ainda no intuito de melhorar a qualidade e eficácia do atendimento aos pacientes, não só acometidos pela COVID 19, mas com qualquer problema de saúde, foram enviados dois respiradores para o Hospital São José, em Maravilha, além de 10 respiradores WEG para a abertura imediata de novos leitos de UTI no Hospital Regional do Oeste, em Chapecó, dando continuidade às ações de suporte para aliviar as demandas de internações na região Oeste.

Entre as estratégias da SES para aliviar a demanda está o pedido para que os hospitais mantenham sua máxima capacidade instalada ativa e para que autoridades e população se conscientizem da importância da manutenção e ampliação dos cuidados de prevenção da COVID 19, tais como: lavar sempre as mãos com água e sabão e/ou utilizar álcool em gel 70%, usar máscara e evitar aglomerações.

Desde o início da pandemia, o Governo do Estado ampliou 75 leitos de terapia intensiva para a região do Oeste catarinense. A SES vem cobrando a reativação de quase 100 leitos que foram desativados, alguns deles nos municípios mais afetados pela pandemia neste momento no Oeste.

Para o enfrentamento ao novo coronavírus, o Governo de SC já distribuiu mais de 700 respiradores e monitores, além de insumos suficientes para o aumento em 160% da rede de UTI adulto nas unidades hospitalares catarinenses.

Mais informações para a imprensa:

Karla Lobato
Jaqueline Ritcher