O Governo de Santa Catarina está atuando junto às unidades hospitalares da Grande Florianópolis para reativar 21 leitos de UTI que foram desativados na região em 2020. A medida está sendo tomada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) mediante o aumento do número de internações hospitalares de pacientes com Covid-19 na região nos últimos dias.

Foto: Mauricio Vieira / Arquivo / Secom

O secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, retornou da Região Oeste na tarde desta quarta-feira, 17, e imediatamente convocou reunião interna da pasta para definir novas estratégias. “Florianópolis também está recebendo um impacto muito grande. Estamos no meio da pandemia, como temos alertado há muito tempo. Houve velocidade de transmissão e por consequência a necessidade de internações em terapia intensiva”, afirmou. “Lembramos que Florianópolis tem 21 leitos que necessitam estar ativos e os hospitais não o fizeram. Estamos cobrando essa ativação imediatamente”.

Em visita a Chapecó, onde anunciou a abertura imediata de novos 34 leitos de UTI e 10 de enfermaria para a região Oeste, o secretário reforçou que o Governo está atuando para que estes leitos sejam colocados à disposição o quanto antes, uma vez que o recurso financeiro e os equipamentos já foram disponibilizados.

Na mesma ocasião, o governador Carlos Moisés destacou que o Governo do Estado garantirá tudo o que for necessário para que todos os catarinenses tenham atendimento, conforme tem feito desde o início da pandemia. “Não será por falta de recursos que Santa Catarina vai deixar de manter os seus números bons no enfrentamento à Covid-19, como a menor taxa de letalidade do Brasil”.

O governador ainda reforçou que o sistema de saúde é bastante híbrido e complexo e, por isso, reforçou a importância do alinhamento entre todos os parceiros municipais, privados, nos hospitais filantrópicos e nos próprios do Estado com os regramentos estabelecidos pelas autoridades sanitárias municipais e estaduais.

Há uma expectativa também de criação de 150 novos leitos clínicos de retaguarda nos municípios de Ponte Serrada, Coronel Freitas, Faxinal dos Guedes, Cunha Porã, Nova Erechim, Palmitos e também Xaxim. Já na terça-feira, foram encaminhados equipamentos para os municípios de Chapecó e Maravilha.

“Repito aqui a palavra do governador: a vida dos catarinenses não tem preço. O Centro Integrado de Operações permanece em Chapecó como está posto. A ideia é ofertar segurança em saúde para toda a nossa população, em todas as regiões”, destacou o secretário.

Mais informações para a imprensa:
Fabrício Escandiuzzi
Secretaria de Estado da Saúde - SES