O Governo de Santa Catarina vem demandando esforços para oferecer toda a assistência à população em meio ao avanço da pandemia de Covid-19 no estado. O Secretário de Saúde, André Motta Ribeiro, visitou várias unidades hospitalares e municípios, entre eles Chapecó, São Miguel do Oeste, Jaraguá do Sul e Blumenau na última semana, onde observou as demandas de cada região. Como resultado, nos últimos dias, o Estado pactuou a ampliação de 110 novos leitos de terapia intensiva e abriu 165 novos leitos clínicos de retaguarda Covid-19 na região do Oeste.

As ampliações dos leitos de retaguarda Covid-19 ocorreram nas seguintes unidades: no Hospital Municipal de Dionísio Cerqueira, foram 10 novos leitos; na Associação Beneficente Hospital São Lucas (Guaraciaba), 10 leitos; no Hospital de Iporã do Oeste, 10 leitos; no Hospital de Modelo, 10 leitos; no Hospital de Mondaí, foram 20 leitos; no Hospital Regional do Oeste (Chapecó), 50 leitos; no Hospital de Cunha Porã, 20 leitos; na Associação Hospitalar Padre João Berthier (São Carlos), foram 10 leitos; no Hospital São Cristóvão (Faxinal dos Guedes, 15 leitos; e no Hospital Frei Bruno (Xaxim), 10 leitos.

Já a pactuação dos 110 novos leitos de terapia intensiva no estado ocorreu em: Chapecó, com 29 leitos de UTI ampliados no Hospital Regional do Oeste; Concórdia, com 4 leitos de UTI ampliados no Hospital São Francisco; Florianópolis, com 10 leitos no Hospital Florianópolis, 12 leitos no Hospital Governador Celso Ramos, e 6 leitos de UTI ampliados no Hospital Nereu Ramos; Jaraguá do Sul, com 5 leitos de UTI ampliados no Hospital São José; Joinville, com 10 leitos no Hospital Municipal São José, e 8 leitos de UTI ampliados no Hospital Bethesda; São José, com 12 leitos de UTI ampliados no Hospital Regional Homero de Miranda Gomes; São Miguel do Oeste, com 10 leitos de UTI ampliados no Hospital Regional Terezinha Gaio Basso; e Xanxerê, com 4 leitos de UTI ampliados no Hospital Regional São Paulo.

Visitas no Oeste e unidades hospitalares

O Secretário de Saúde esteve no Hospital Regional Terezinha Gaio Basso, acompanhado do prefeito e do diretor do Hospital na tarde do último domingo, 21. Durante a visita, André Motta Ribeiro conheceu a estrutura e discutiu ações para reforçar o enfrentamento ao Coronavírus na região.
Três dias antes, o Secretário esteve em Jaraguá do Sul, onde inaugurou ala nova na Maternidade Jaraguá e visitou o Hospital São José. No mesmo dia, cumpriu agenda em Blumenau – com visitas técnicas aos Hospitais Santo Antônio e Santa Isabel. Também se reuniu com o prefeito Mário Hildebrant, a fim de tratar da oferta de serviços de oncologia na região.

Ainda na semana passada, no Oeste do Estado, o Secretário André Motta e o Chefe da Casa Civil, Eron Giordani, formalizaram um grupo de trabalho para fortalecer o enfrentamento ao coronavírus na região, por determinação do governador Carlos Moisés. A reunião foi na manhã do dia 17. A coordenação dos trabalhos ficou com a própria Secretaria da Saúde. “O grupo vai trabalhar desde as necessidades de atenção primária, leitos, atendimento pré-hospitalar, fiscalização, vacinas e RH até outras atribuições. Precisamos apontar soluções, resultados rápidos e organizados”, avaliou Motta Ribeiro.

Também o novo Secretário Adjunto da SES, Alexandre Lencina Fagundes, e o Superintendente dos Hospitais Públicos, Márcio Mesquita Judice, fizeram visitas no Norte do Estado, especificamente em Joinville, no Hospital Hans Dieter Schmidt, nesta segunda-feira, 22. Na ocasião, eles se reuniram com direção e chefias para tratar de assuntos ligados à Covid-19 no Estado.

Mais informações para a imprensa:
Andrey Lehnemann
Secretaria de Estado da Saúde - SES