O Hospital Governador Celso Ramos (HGCR), de Florianópolis, comunica que serão restringidos os atendimentos do Pronto Socorro Geral. Isso significa que a emergência do hospital para casos não relacionados à Covid-19 será referenciada e qualificada para atender os pacientes em estado grave que já receberam atendimento médico em Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), Unidade Básica de Saúde (UBS), Samu e Bombeiros, ou ainda as pessoas que procurarem atendimento no HCR em estado grave.

A decisão foi aprovada em ata do Grupo Condutor da Rede de Urgência e Emergência (RUE) e pela Comissão Intergestores Regional (CIR), devido ao elevado número de atendimentos a pacientes com suspeita e confirmação de COVID-19, além dos demais casos graves em a unidade é referência.

O Hospital Celso Ramos solicita que os pacientes procurem a unidade somente em casos graves de urgência e emergência, de todas as especialidades. As pessoas com comorbidades ou problemas de saúde que não sejam de urgência e emergência devem se dirigir aos Postos de Saúde, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), ambulatórios e outros serviços oferecidos pela Prefeitura de Florianópolis.

É importante destacar que o Pronto Socorro para casos de Covid-19 do Hospital Governador Celso Ramos segue com atendimento normal, sem alterações. O setor está localizado no subsolo da unidade, com atendimento 24 horas.
É necessário reforçar que as medidas de prevenção devem ser mantidas, incluindo o isolamento, higiene das mãos, uso de máscara e distanciamento social.