icone facebookicone twittericone instagram

Desde o ano passado, a Maternidade Carmela Dutra, de Florianópolis, está inovando na área da comunicação. A primeira iniciativa, em 2020, foi a criação de um perfil no Instagram (@maternidadecarmeladutra) para a população e funcionários acompanharem as atividades da unidade de saúde. E neste mês, a maternidade lançou a “Revista da Carmela”, com um conteúdo voltado aos seus profissionais.

A Revista da Carmela será trimestral e distribuída de forma digital. “Nós optamos por lançar a primeira edição no dia 8 de março pensando em realizar uma homenagem às nossas servidoras. O retorno foi muito positivo”, explica Cecília Melo, enfermeira do Banco de Leite.

A primeira edição traz uma homenagem a Carmela Dutra. A primeira-dama do Brasil entre os anos de 1946 e 1947, casada com o presidente Eurico Gaspar Dutra, conhecida como Dona Santinha, foi extremamente atuante nas causas da saúde. Esteve no comando da Legião Brasileira de Assistência (LBA) onde demonstrou a sua visão projetada do estatuto, especificamente no artigo 3º “A LBA tem por principal finalidade a defesa da maternidade e da infância através da proteção à família , procurando por todos os meios a racionalização de diretrizes de ação tendentes a um perfeito aproveitamento da assistência social em suas diversas formas” (Boletim ..., n 18 , março/1946, p.1) .


A revista ainda é composta por diversas colunas que desenvolvem temas comportamentais e de atualidades. Há também um espaço na revista para que os profissionais da unidade encaminhem fotos e notícias, auxiliando na produção.


As iniciativas surgiram após a formação de uma equipe de Assessoria de Comunicação da MCD, composta por três profissionais do seu quadro: Vinícius Eduardo Vieira, Chefe de Informática; Cecília Melo, enfermeira do Banco de Leite; e Paulo Sergio Ferreira, técnico administrativo.

Mais informações para a imprensa:
Karla Lobato
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Saúde - SES
E-mail: imprensa@saude.sc.gov.br
www.saude.sc.gov.br