A Secretaria de Estado da Saúde (SES) em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde de Florianópolis está disponibilizando para profissionais da área da Atenção Primaria em Saúde (APS) do Estado, uma ferramenta para avaliação de pacientes com Covid-19.

O Programa PACK Brasil disponibiliza gratuitamente para uso de gestores, instituições e profissionais de saúde da APS/AB a primeira versão nacional do ‘Guia de manejo clínico da COVID-19 para Atenção Primária’.

205

Em Santa Catarina, o objetivo é treinar médicos e enfermeiros para apoiarem a implantação do guia ‘PACK Brasil Adulto COVID-19”, visando qualificar a avaliação e manejo do paciente com sintomas respiratórios/febre por médicos e enfermeiros que atuam na APS. Também pode ser usada para o treinamento dos profissionais de saúde que atendem pessoas suspeitas de COVID-19, utilizando as recomendações e algoritmos para discutir a avaliação e manejo de casos reais ou fictícios.

O guia é uma ferramenta atualizada onde são encontradas as recomendações baseadas nas mais recentes evidências científicas e alinhadas aos protocolos nacionais.

O PACK é um programa de melhoria dos sistemas de saúde projetado para apoiar o trabalho dos profissionais de saúde da atenção primária, fortalecendo os serviços de saúde nos quais eles funcionam e, assim, alcançam os melhores resultados possíveis para o paciente. Ele é desenvolvido pela Knowledge Translation Unit da University of Cape Town Lung Institute.
No Brasil ele é representado pela Fundação PROAR e vem sendo adaptado e implementado pela Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis.

A carga horária prevista é 30 horas, voltada a médicos e enfermeiros da APS. O conteúdo programático é divido em 3 módulos:
Módulo 1: Introdução ao guia ‘PACK Brasil Adulto COVID-19: Guia de manejo clínico da COVID-19 para Atenção Primária’

Módulo 2: Simulação de sessões de treinamento do casos utilizados na capacitação dos treinadores locais que irão treinar os profissionais de saúde da APS

Módulo 3: Discussão síncrona dos casos a serem utilizados na capacitação dos treinadores locais que irão treinar os profissionais de saúde da APS.

Clilque aqui para mais informações sobre o   pdf Programa PACK.

Para acessar o guia PACK Covid19 SC, clique aqui

Mais informações para a imprensa:
Karla Lobato
Secretaria de Estado da Saúde - SES