Um novo lote com mais 21.060 doses da vacina do fabricante Pfizer chegou a Santa Catarina na noite desta quarta-feira, 26, às 19h. Desta vez, um total de treze municípios vão receber doses desta vacina: Balneário Camboriú (1.170), Biguaçu (1.170), Blumenau (2.340), Brusque (1.170), Criciúma (2.340), Florianópolis (3.510), Itajaí (1.170), Jaraguá do Sul (1.170), Joinville (2.340), São José (1.170), Palhoça (1.170), Tubarão (1.170) e Araranguá (1.170). A distribuição dessas doses ocorrerá ao longo da semana.

As vacinas desta remessa serão utilizadas como dose 1 para que os municípios deem continuidade à vacinação de pessoas de 18 a 59 anos de idade portadoras de comorbidades e de deficiência permanente grave, além de avançar na vacinação do grupo de trabalhadores de educação pública e privada, forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do sistema de privação de liberdade, população privada de liberdade, pessoas em situação de rua, trabalhadores do transporte aéreo e portuário.

Foto: Ricardo Wolffenbuttel/Secom

O secretário de saúde de Santa Catarina, André Motta Ribeiro, alerta que hoje foi emitida a Nota Técnica 24 orientando as secretarias municipais sobre a aplicação das doses das vacinas AstraZeneca e Pfizer que chegaram ao estado nos dias 25 e 26 de maio. “O governador Carlos Moisés determinou o reforço de várias ações importantes e emergencias para o enfrentamento da pandemia. Uma delas é orientar o cumprimento das pactuações e aceleração das campanhas de vacinação”, destaca o secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro.

"Desde o início da vacinação contra a Covid-19, não poupamos esforços para lutar por aqueles que também estão na linha de frente. Fomos a Brasília, conseguimos incluí-los no primeiro grupo e, agora, conquistamos a autorização para a vacinação de todos, que diariamente trabalham pela segurança do povo catarinense", afirmou o presidente do Colegiado Superior de Segurança Pública e Perícia Oficial, coronel BM Charles Alexandre Vieira.

Nesta etapa da campanha, é fundamental que as secretarias municipais de saúde sigam as definições do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a COVID-19, bem como as orientações da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) e da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE) na campanha de vacinação. Os grupos prioritários devem ser vacinados seguindo as pactuações realizadas e a ordem de priorização estabelecida. Todas as informações podem ser consultadas na Nota Técnica 24 - GEDIM/DIVE/SUV/SES.

Doses da vacina do laboratório Astrazeneca/Fiocruz que chegaram na terça já foram distribuídas

Um total de 187.755 doses da vacina AstraZeneca que chegaram ao estado na noite da última terça-feira já foram distribuídas a todas 17 centrais regionais. A distribuição dessas doses começou no início da tarde. A orientação do estado é para que os municípios iniciem a vacinação dos novos grupos prioritários assim que receberem as novas doses da vacina.

A Secretaria de Saúde também recomenda que seja intensificada a vacinação nos grupos de pessoas com comorbidades e deficiência permanente grave, buscando estratégias para alcançar o maior número de pessoas, considerando as orientações da Nota Técnica Conjunta Nº 01 SES/COSEMS/2021.

.

Mais informações para a imprensa:
Fabrício Escandiuzzi
Secretaria de Estado da Saúde - SES