Iniciou nesta segunda-feira, 31, o curso de implementação da ferramenta PACK COVID-19 Santa Catarina. O Programa irá auxiliar os profissionais da área da Atenção Primaria em Saúde (APS) do Estado, na avaliação e conseqüentemente no atendimento de pacientes com Covid-19. O Projeto é desenvolvido em uma parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde (SES) e a Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis.

Neste primeiro momento serão quatro líderes que formarão 40 treinadores das macrorregiões de saúde do Estado. Posteriormente, estes profissionais serão responsáveis pela formação de mais 800 treinadores locais, atingindo todos os municípios do estado.
Santa Catarina é primeiro estado do país a utilizar a ferramenta, que possibilita, através de algoritmos alimentados com base cientifica auxiliar no manejo clínico dos pacientes. “Santa Catarina está mais uma vez na vanguarda, sendo o único estado da federação a adotar o programa numa estratégia que tem por objetivo uniformizar a linha de cuidado de todo o paciente que tenha Covid-19 dentro da atenção primária, capacitando todos os profissionais médicos, salientando que todo o conteúdo dessa estratégia e conteúdo é baseado em evidencia cientifica e com isso toda essa linha de cuidado ganha muito na qualidade”, afirma o secretario-adjunto da SES, Alexandre Lencina.

A ferramenta é desenvolvida pela Knowledge Translation Unit da University of Cape Town Lung Institute, na África do Sul.

O curso é dividido em três módulos:
Módulo 1: Introdução ao guia ‘PACK Brasil Adulto COVID-19: Guia de manejo clínico da COVID-19 para Atenção Primária’
Módulo 2: Simulação de sessões de treinamento do casos utilizados na capacitação dos treinadores locais que irão treinar os profissionais de saúde da APS
Módulo 3: Discussão síncrona dos casos a serem utilizados na capacitação dos treinadores locais que irão treinar os profissionais de saúde da APS.

“A implementação do PACK COVID SC trará segurança não só para os profissionais mas principalmente para os pacientes, melhorando e muito o cuidado do paciente acometido pela covid-19, é uma ferramenta que vá auxiliar e muito a APS na ponta dos municípios unificado e melhorando a qualidade do atendimento”, complementa Lencina.

Clique aqui para mais informações sobre o Programa PACK.
Para acessar o guia PACK Covid19 SC, clique aqui.

Mais informações para a imprensa:
Karla Lobato
Secretaria de Estado da Saúde - SES