Santa Catarina segue na reta final de aplicação da primeira dose das vacinas contra a Covid-19, em toda população adulta. Nesta quinta-feira, o vacinômetro do estado aponta que 4.257.606 pessoas receberam a primeira dose, o que representa 76,39% da população acima dos 18 anos.

O sistema do vacinômetro é alimentado pelos municípios. Um levantamento da Diretoria de Vigilância Epimiológica e divulgado nesta quarta-feira, 18, demonstrou haver uma diferença significativa entre as doses encaminhadas pela Secretaria de Estado da Saúde e os registros realizados.

Até o momento, a SES distribuiu 7.028.674 de doses, relativas a D1, D2 e dose única. O relatório aponta que, até o dia 17 deste mês, 5.996.865 doses foram registradas, uma diferença de 1.031.809. A região que apresenta a maior disparidade entre os números é a da Grande Florianópolis onde a diferença chega a 183.465, seguida do Vale do Itajaí com 122.081 e de Joinville com 121.404.

“Entendemos que possa haver uma dificuldade no registro das aplicações e que isso possa não refletir a realidade dos municípios. Porém, esses são os dados que constam como oficiais e nesse sentido temos mais de 1 milhão de doses que não ainda não foram aplicadas. Estamos nos colocando, como Secretaria de Estado, à disposição para auxiliar os municípios nesse processo”, afirma André Motta Ribeiro, secretário de Estado da Saúde.

A preocupação do Estado se dá, principalmente na observação do Ministério da Saúde com relação aos dados. “Para solicitar mais doses ao nosso estado precisamos justificar o porquê frente a essa diferença. Se temos um quantitativo grande de imunizantes que não foram aplicados o MS entende que não há necessidade de envio de mais doses”, complementa o secretário.

Até o momento o Ministério da Saúde encaminhou ao estado 7.496.480 doses. Além das que foram distribuídas às Unidades Descentralizadas de Vigilância Epidemiológica (UDVEs), das Regionais de Saúde, 439.722 encontram-se na rede de frio do Estado para distribuição posterior de D2.

Com a metodologia de distribuição adotada em SC, as unidades têm recebido as doses até 24 horas depois da chegada ao Estado. Posteriormente os municípios são responsáveis por realizar a retirada nos centros de distribuição.

Segue a relação de doses distribuídas e aplicadas no Estado por município, veja aqui.

A tabela será atualizada toda quarta-feira e estará disponível no site www.coronavirus.sc.gov.br.