Após ser aprovada a criação da 17ª região de Saúde na Comissão Intergestores Bipartite (CIB) do dia 24 de agosto, a Secretaria da Saúde começa o planejamento da estruturação da Regional de Jaraguá do Sul, que engloba as cidades de Barra Velha, Corupá, Guaramirim, Jaraguá do Sul, Massaranduba, São João do Itaperiú e Schroeder - ao todo, 297 mil pessoas. A intenção da SES com esse desmembramento da região Nordeste em duas é regionalizar o acesso de forma efetiva e qualificada. Todos os setores da Secretaria a nível central devem ter representatividade na nova região da Saúde, incluindo Superintendências de Regulação e a Superintendência de Urgência e Emergência, entre outros. O que será realizada será uma reposição hierárquica, onde todas as vigilâncias terão o mesmo peso e serão submetidas diretamente à SES.

570

"O próximo passo agora é definir as áreas das regionais na nova reforma administrativa. O planejamento já está andamento, no entanto, na fase de levantamento de dados, com novos cálculos, que devem embasar inclusive a Matriz da Avaliação de Risco Potencial. Será uma estrutura completa e que deve servir como um espelho da SES", resumiu a Superintendente de Planejamento em Saúde Carmem Delziovo. A proposta foi idealizada pela Comissão Intergestora Regional (CIR) Nordeste. “Durante a pandemia, a CIR viu essa necessidade em retomar a organização administrativa da região de Jaraguá do Sul. Será uma instância colegiada e não haverá custos a mais”, explica Carmem.

O secretário da Saúde de Santa Catarina, André Motta Ribeiro, destacou que essa era uma demanda antiga da região e que foi possível graças ao pensamento regionalizado, que tem sido otimizado pela atual gestão. "Como nos é determinado pelo governador Moisés, nós temos a missão de regionalizar o acesso, trazendo saúde com qualidade e deixando a estrutura o mais próximo possível do cidadão e de sua residência. A 17ª região virá para isso, reconhecendo a qualidade do município de Jaraguá do Sul e seu entorno para que então se possa habilitar mais serviços, trazer mais custeio, vocacionar a rede hospitalar e atender a população com qualidade", finalizou Motta Ribeiro.

O nome oficial da 17º Região de Saúde deve ser definido pelos representantes da região, com a participação do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems).

Mais informações para a imprensa
Andrey Lehnemann
Secretaria de Estado da Saúde - SES