icone facebookicone twittericone instagram

O Hospital Infantil Joana de Gusmão (HIJG), de Florianópolis, dedicou o mês de agosto a ações de incentivo à amamentação e divulgação do trabalho realizado no Banco de Leite Humano (BLH) da instituição. O serviço possibilita o aleitamento materno de bebês internados em todas as unidades, principalmente na Unidade de Cuidados Intermediários Neonatais e na UTI Neonatal.

Banco de Leite Humano_Hospital Infantil Joana de Gusmão_celular_Bruna Borges (9).jpg

Foto: Divulgação SES/SC

Durante o mês, o hospital recebeu decoração com balões dourados e frases sobre o serviço do BLH, incentivando profissionais e mães a manterem a amamentação mesmo com a hospitalização da criança.

As mães de bebês internados, que por algum motivo não estão conseguindo amamentar, podem ir até o BLH para extrair o leite, que é armazenado e, posteriormente, levado até o bebê. Também é possível fazer extração de leite à beira leito. Servidoras em aleitamento materno também pode utilizar o banco de leite do hospital.

O BLH Hospital Infantil de Florianópolis fica aberto todos os dias das 7h às 18h. Mães de bebês em precaução de contato têm horário especial, das 9h às 10h ou das 14h às 15h. 

Servidores envolvidos

O Agosto Dourado no HIJG teve apoio da Equipe Multiprofissional de Terapia Nutricional, que reforçou a necessidade de apoio à dupla mãe-bebê. “Incentivar e multiplicar informações adequadas sobre aleitamento materno, seus benefícios e possibilidades, mesmo com a hospitalização, é proteger a amamentação”, frisa a enfermeira-chefe do BLH, Giuliana Montagna Micheloto.

Conforme a fonoaudióloga Janice Westphal Román Nappi, a rede de apoio à amamentação deve envolver todas as pessoas ao redor da dupla mãe-bebê. “As mamadeiras e chupetas devem ser evitadas, sendo que o uso só deve acontecer com indicação terapêutica e avaliação fonoaudiológica. Além disso, treinar sucção é coisa séria, ou seja, não se deve usar a técnica dedo de luva e/ou fixar a chupeta na face do bebê sem a orientação de um fonoaudiólogo”, observa.

A profissional lembra que o aleitamento materno evita gastos desnecessários na internação hospitalar, pois o leite materno é custo zero, aumenta a imunidade da criança e antecipa a alta hospitalar.

A equipe do BLH planeja também uma campanha interna para formação de novos Protetores da Amamentação, servidores que têm interesse em divulgar o serviço. Os profissionais passarão por capacitação.

Como ser uma doadora

Qualquer mãe que esteja amamentando seu bebê em casa pode doar leite excedente para os bebês do HIJG. Para ser doadora, basta entrar em contato com o BLH no telefone (48) 3251-9141 ou pelo e-mail bancodeleitehijg@gmail.com. A equipe solicitará os exames do pré-natal e agendará um horário para buscar o leite.

Em casa, o leite deve ser armazenado e congelado em vidros com tampa plástica.  A equipe do BLH levará os vidros esterilizados até a doadora para recolher o leite.