O Estado de Santa Catarina e municípios receberam 205.602 equipamentos e produtos doados por empresas para o combate à Covid-19, por meio do movimento nacional Unidos pela Vacina. O balanço parcial, apresentado nesta quinta-feira, 2, em Florianópolis, mostrou que até o momento 68 cidades (44% do total) já começaram a receber os itens para ajudar o sistema público de saúde a acelerar a vacinação contra a Covid-19.

590

A expectativa é de que o número de itens some 400 mil ao final das entregas. Com isso, o valor estimado deve saltar dos atuais R$ 1,1 mi para R$ 2,5 milhões. Em Santa Catarina, foram 31 empresas doadoras. A solenidade de entrega ocorreu hoje pela manhã e teve a presença do secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro “Estou muito grato e muito honrado de estar aqui neste momento emblemático em nome do governador Carlos Moisés e agradecer tudo que está sendo feito. Temos a convicção de que o Governo se faz não apenas pelo Executivo, se faz escutando as instituições privadas, do terceiro setor e filantrópicas mas, principalmente com o L Legislativo, seja municipal ou estadual. Nosso Estado é considerado como o de melhor enfrentamento da pandemia, seja do ponto de vista de saúde ou social e econômico. Foram muitos sofrimentos, mas algumas lições ficaram, e uma delas é que precisamos trabalhar com união de esforços. Não há que se imaginar que isoladamente se consegue chegar ao resultamos que chegamos neste momento. Santa Catarina é de fato um Estado tripartite, com o representante do Ministério da Saúde lado a lado da Secretaria de Estado da Saúde e temos ainda o Cosems discutindo processos para trazer segurança em saúde para todos. Em 2019, este governo assumiu uma dívida que se dizia impagável na Saúde, de mais de R$ 750 milhões e, no primeiro ano, nós trouxemos um superávit de R$ 168 milhões, e foi assim que entramos no enfrentamento desta pandemia cruel ”.

591

Todos os 295 municípios catarinenses receberam e responderam um questionário com um amplo levantamento de necessidades. As doações não foram feitas em dinheiro. As empresas adquiriram os materiais e repassaram às secretarias de saúde dos municípios e Estado por meio do Unidos pela Vacina.

O ato, organizado pelo Movimento Floripa Sustentável, com apoio da Granfpolis, teve a presença da vice-presidente do Grupo Mulheres do Brasil e responsável pela Região Sul do Unidos pela Vacina, a empresária catarinense Sônia Hess. Em Santa Catarina, o Movimento é coordenado pela líder do Mulheres do Brasil, Annalisa Blando, e pelo líder empresarial João Martinelli. A Associação FloripAmanhã e o Floripa Sustentável atuaram na articulação de ações para a captação de doações na Grande Florianópolis. As demais regiões ficaram a cargo das líderes dos núcleos do Mulheres do Brasil.

O evento foi transmitido ao vivo pelo canal do Youtube.

Informações adicionais para a imprensa:
Gabriela Ressel
Secretaria de Estado de Saúde