icone facebookicone twittericone instagram

O Hospital Infantil Joana de Gusmão (HIJG), de Florianópolis, superou nos últimos cinco meses o número de cirurgias do mesmo período de 2020. Entre abril e agosto, a média foi de 57,8% a mais de procedimentos a cada mês.

Em agosto de 2021 foram realizadas 795 cirurgias, sendo que no mesmo mês em 2020 foram 430, ou seja, um aumento de 85%.

612

Conforme o diretor, Maxiliano de Oliveira, a direção e o Centro Cirúrgico estão trabalhando para dar celeridade às cirurgias eletivas diminuindo a fila, que é regulada pelo sistema de regulação (Sisreg).

Os procedimentos eletivos são aqueles que têm possibilidade de agendamento prévio, sem caráter de urgência ou emergência. “Na pandemia da Covid-19, o Hospital Infantil também não deixou de fazer as cirurgias tempo-sensíveis, ou seja, aquelas em que atraso acima de seis semanas para avaliação pode afetar negativamente os resultados ou o prognóstico do paciente”, acrescenta o diretor.

Confira o crescimento no número total de cirurgias realizadas no período:

2020
613

2021
614

Definições de urgência e risco

Cirurgia de emergência: em que a vida ou o membro está ameaçado se não estiver na sala de cirurgia, onde não há tempo para avaliação clínica ou há tempo apenas para uma avaliação clínica muito limitada. Geralmente é feita em até 6 horas.

Cirurgia de urgência: pode haver tempo para uma avaliação clínica limitada, geralmente quando a vida ou o membro estão ameaçados. Normalmente é feita entre 6 e 24 horas.

Cirurgia Time-Sensitive (ou tempo-sensíveis): em que atraso de 1 a 6 semanas para avaliação e mudanças significativas na gestão afetarão negativamente o resultado. A maioria dos procedimentos oncológicos se enquadraria nesta categoria.

Cirurgia eletiva: em que o procedimento pode ser adiado por até 1 ano.

Fonte: American Heart Association (AHA)

Mais informações para a imprensa:
Bruna Borges
Comunicação Social HIJG
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Saúde - SES
Fone: (48) 3664-8820 / 99913-0316
E-mail: imprensa@saude.sc.gov.br
www.saude.sc.gov.br