icone facebookicone twittericone instagram

Com o objetivo de fortalecer a Atenção Primária à Saúde (APS) no nosso Estado, a Escola de Saúde Pública de Santa Catarina (ESPSC) torna pública a abertura das inscrições do processo seletivo para médicos especialistas em Medicina da Família e Comunidade (MFC) para o Curso de Pós-graduação lato sensu em Educação Permanente para Atenção Primária à Saúde com Enfoque nas Residências em Saúde – FEPAPS. São 11 vagas e as inscrições podem ser realizadas até o 21 de janeiro, de forma online, aqui.

O curso, com duração de dois anos, possui incentivo financeiro estadual e municipal, e é direcionado a médicos especialistas em MFC que comprovem disponibilidade para cumprir 40 horas semanais nos municípios e macrorregiões que compõe a Rede de Integração Ensino e Serviço da residência Estadual de Medicina de Família e Comunidade. Acesse a íntegra do edital.

O objetivo é a formação de médicos para o desenvolvimento de atividades de preceptoria direta aos residentes nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), prestar assistência à população, além de apoiar atividades de tutoria e educação permanente dos preceptores e equipes da APS do município e da região de saúde correlata ao município.

A iniciativa ocorre através do Programa Gente Catarina, que busca, entre seus objetivos, o fortalecimento da Atenção Primária à Saúde desenvolvendo medidas integradas de diferentes áreas do Governo do Estado para elevar o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) nos 61 municípios que apresentam os menores indicadores.

As ações estão concentradas nas áreas que mais impactam diretamente na qualidade de vida dos moradores, como geração de renda, evasão escolar, mortalidade infantil e morte precoce.

768