icone facebookicone twittericone instagram

Nos dias 27 e 28 de janeiro, a SES promove um seminário estadual sobre Hanseníase, fortalecimento da linha de cuidado, via plataforma Educa Saúde. O evento é dividido em cinco tópicos: epidemiologia, prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação. Será debatido um panorama da doença no Estado, o sistema de notificação e investigação de casos, fluxos de encaminhamentos, medidas para prevenção e cuidado conforme classificação de incapacidade, diagnósticos diferenciais, sintomas e sinais, exames, abordagens e medidas preventivas.

São esperados cerca de 400 profissionais. Para Scheila Bianchi Marques, uma das coordenadoras do seminário, o evento tem como objetivo principal qualificar os profissionais que atuam na atenção primária. “Neste espaço também vamos realizar ações preventivas, e quando necessário o diagnóstico precoce, contribuindo para que o paciente portador da doença possa realizar seu tratamento de maneira eficaz”, destacou Scheila.

O horário do seminário será de 14 até 17h durante os dois dias. São sete palestrantes para falar sobre cada um dos temas. A abertura será feita por Teide Pierri Nahas, do Programa Estadual de Hanseníase da DIVE. Haverá certificação para os participantes e qualquer profissional da saúde pode participar e aprimorar os conhecimentos na área.

Janeiro é considerado o mês internacional de combate e prevenção à Hanseníase. O Hospital Santa Teresa em parceria com a DIVE e DAPS, por esta razão, promove a partir de quinta-feira, a série de conferências através da plataforma Educa Saúde. O link pode ser visto aqui.

O seminário foi uma parceria conjunta entre o Hospital Santa Teresa, a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE) e a Diretoria de Atenção Primária em Saúde (DAPS). O tratamento para a doença é fornecido gratuitamente pelo SUS.

Mais informações para a imprensa:
Andrey Lehnemann
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Saúde - SES
Fone: (48) 3664-8820 / 99628-1141
E-mail: imprensa@saude.sc.gov.br