icone facebookicone twittericone instagram

O último sábado do mês de abril, 30, foi marcado pela realização do Dia D de Vacinação contra a gripe e o sarampo nos municípios catarinenses. Na data, foram vacinadas 161.433 pessoas, sendo 115.819 contra a gripe e 45.614 contra o sarampo.

Ao fim do dia D, a cobertura vacinal da gripe estava em 27,7%, com um total de 534.406 doses aplicadas desde o início da Campanha; e para o sarampo, de 34,22% para os trabalhadores da saúde e 9,96% para as crianças de 6 meses a menores de 5 anos, com um total de 95.472 doses aplicadas entre os dias 4 e 30 de abril.

Clique aqui para conferir as coberturas em tempo real.

Arieli Fialho, gerente de imunização da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE/SC) considera a cobertura ainda baixa, o que preocupa, pois com baixas coberturas vacinais fica mais difícil controlar a circulação dos vírus que causam a gripe e o sarampo e evitar que pessoas adoeçam gravemente ou, até mesmo, morram em decorrência dessas doenças.

“O nosso objetivo é alcançar as metas de coberturas vacinais que é de 90% para a gripe e de 95% para o sarampo, mas já estamos no meio da Campanha e a adesão da população ainda é pequena. Seguimos orientando os municípios para que promovam estratégias de vacinação, mas também precisamos contar com a população. Então, quem faz parte de um dos grupos prioritários ou tem filhos entre 6 meses e menos de 5 anos, deve procurar um ponto de vacinação até o dia 3 de junho para a atualização da caderneta de vacinação”, ressalta a gerente.

Nova etapa das Campanhas

A partir de agora, começa uma nova etapa das Campanhas, com a abertura da vacinação para todas as pessoas dos grupos prioritários. Confira os grupos:

Gripe
-Idosos com 60 anos ou mais;
-Trabalhadores da saúde;
-Crianças de 6 meses a menores de 5 anos;
-Gestantes e puérperas (mães até 45 dias após o parto);
-Indígenas;
-Professores;
-Pessoas com comorbidades;
-Pessoas com deficiência permanente;
-Caminhoneiros;
-Trabalhadores do transporte coletivo;
-Trabalhadores portuários;
-Forças de segurança e salvamento e forças Armadas;
-Funcionários do sistema prisional;
-População privada de liberdade e adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas.

Sarampo
-Trabalhadores da saúde;
-Crianças de 6 meses a menores de 5 anos.

O diretor da DIVE, João Augusto Brancher Fuck, ressalta que é importante que todas as pessoas que estejam elencadas nos grupos para vacinação contra o sarampo e a gripe e que ainda não se imunizaram, procurem um serviço de saúde para receber a vacina. "A campanha de vacinação continua até o dia 03 de junho e é necessário que os serviços de saúde intensifiquem as estratégias para alcançar as coberturas previstas de forma a proteger a saúde da população catarinense", finaliza o diretor.

Informações adicionais para a imprensa:
Amanda Mariano / Bruna Matos / Patrícia Pozzo

NUCOM - Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive)
Secretaria de Estado da Saúde
Fone: (48) 3664-7406 | 3664-7402
E-mail: divecomunicacao@saude.sc.gov.br
www.dive.sc.gov.br
Instagram: @divesantacatarina
Facebook: /divesantacatarina