icone facebookicone twittericone instagram

O Hospital Infantil Joana de Gusmão (HIJG), de Florianópolis, referência de alta complexidade para o tratamento de crianças com queimaduras de grande extensão, reiniciou em 2022 a reforma da Unidade de Queimados, que será totalmente preparada para receber esses pacientes em 6 leitos de enfermaria e mais 2 leitos de isolamento com banheiros.

O local já teve alterações em alvenaria, para criação de novos ambientes conforme aprovado pela Vigilância Sanitária estadual, e contará com readequações de revestimentos, climatização, instalações elétricas, instalações hidrossanitárias, gases medicinais, entre outras.

Atualmente, o HIJG atende os pacientes queimados na também chamada Unidade de Queimados, mas que fica no segundo piso da instituição, com 5 leitos. A mudança de local e estrutura é necessária para que haja mais espaço para os profissionais lidarem com os pacientes que sofreram queimaduras de grande extensão. Exemplo disso será a nova sala de balneoterapia, com 11,43 m², onde os banhos e as trocas de curativos serão mais seguros e confortáveis para os pacientes, com menos chance de infecções comuns em casos de queimaduras.

A estrutura contará, ainda, com banheiros e sanitários masculino e feminino com acessibilidade, vestiário dos funcionários e vestiário de acompanhantes, Depósito de Material de Limpeza (DML), sala de utilidades, sala administrativa, quarto de plantão, copa de distribuição, depósito de equipamentos, salas de curativo e serviço e área de transferência. A área total a ser reformada é de 331,54 m².

O HIJG possui unidade de tratamento de queimados desde a sua inauguração, em 1979, e recebe pacientes de todo o Estado de Santa Catarina, desde os que necessitam de tratamento da fase aguda até a reabilitação de sequelas.

933

934

935

Mais informações para a imprensa:
Bruna Borges
Comunicação Social HIJG
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Saúde - SES
Fone: (48) 3664-8820 / 99913-0316
E-mail: imprensa@saude.sc.gov.br
www.saude.sc.gov.br