O Hospital Regional de São José (HRSJ) conta com um Centro Atividades de Simulação Realística para uso de todos os servidores desde quarta-feira, 18, quando foi inaugurado. O espaço é mais uma opção para enriquecimento das práticas aliadas aos conhecimentos teóricos no processo de educação permanente das equipes de trabalho.

WhatsApp Image 2022-05-18 at 17.48.59.jpeg

Foto: Ascom/SES/SC

Segundo o diretor do HRSJ, Daywson Koerich, o uso da simulação como prática de ensino se traduz em um método de treinamento utilizado para replicar aspectos predestinados de uma situação clínica. “Favorece o contato com situações reais do cotidiano reproduzidas em cenários controlados, onde se permite errar, mas que isso, acima de tudo, resulte no aprendizado, não trazendo qualquer tipo de risco ao paciente”, afirmou.

A sala foi totalmente reformada, sendo os equipamentos e demais recursos adquiridos com verba da contrapartida repassada pelas instituições de ensino. Esse espaço vem sendo idealizado há bastante tempo e hoje está concluído. Essa também é uma ação que faz parte das comemorações da 24ª Semana de Enfermagem do HRSJ.

Benefícios para a unidade

O objetivo principal de uma experiência clínica simulada é reproduzir os aspectos de uma situação clínica, que não traga riscos à pessoa humana, em que o cenário é mediado e conduzido por facilitadores, e que possa ser fácil e integralmente entendido, propiciando o raciocínio crítico, estabelecimento de prioridades, tomada de decisões e correção de erros sem que isso reflita nos pacientes.

O Hospital Regional de São José atualmente possui um quadro de 1500 funcionários em diferentes áreas de atuação. É composto por uma equipe multiprofissional que precisa estar em constante aperfeiçoamento e, para tal, possui um setor de educação permanente responsável pelo planejamento e execução das capacitações e atualizações. Até então, dispõe de ambientes convencionais como salas de aula e auditórios que favorecem os modelos tradicionais de aprendizagem, sendo que, a partir de agora, passará a contar com um centro de aulas de simulação realística com uso de manequins e demais equipamentos para a realização atividades práticas.

“A implantação de mais esse espaço de aprendizagem contribuirá não só para a inclusão da simulação como metodologia de ensino, bem como para a formação de profissionais mais qualificados, com condições para o enfrentamento dos problemas de saúde nos quais estejam inseridos. Além disso, poderemos num futuro próximo, contribuir com outras instituições de saúde, oferecendo condições para capacitação de seus servidores em programas de educação permanente” comemorou Daywson.