icone facebookicone twittericone instagram

Nos dias 1 e 2 de junho, a Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina realiza um seminário de capacitação na atenção à Saúde das pessoas com Estomias, em parceria com a Comissão de Saúde e Escola da ALESC. O evento ocorre em Concórdia, no Centro de Eventos da cidade, no bairro Parque de Exposições.

A programação prevê, no primeiro dia, a apresentação das Diretrizes Estaduais da Atenção à Saúde das Pessoas com Estomia Intestinal, Urinária e/ou Fístulas Cutâneas em SC, além das Diretrizes Estaduais das Estomias Respiratórias, bem como fluxos regulatórios, anatomia e fisiologia dos sistemas, indicação e tipos de problemas, prevenções, técnicas e tratamentos. No segundo dia haverá avaliação, seleção e indicação de equipamentos coletores e adjuvantes, prática de manuseio de insumos e seminários sobre anatomia da respiração, traqueostomia, insumos para estomias respiratórias e depoimentos e relatos de associações. Os dois dias contam com capacitações teóricas e práticas das 8h até 18h.

Entre os capacitadores, a fisioterapeuta e Coordenadora do Serviço Estadual na SES, Jaqueline Reginatto, e enfermeiras e enfermeiros convidados. Informações podem ser conferidas pelo e-mail rededapessoacomdeficienciasc@saude.sc.gov.br e as inscrições pelo site da Escola do Legislativo http://escola.alesc.sc.gov.br/eventos .