A Secretaria de Estado da Saúde (SES/SC), por meio da Coordenação Estadual de Segurança do Paciente (CESP) vinculada a Superintendência de Vigilância em Saúde (SUV) informa que recebeu a notificação do aumento de casos de colonização por bactéria multirresistente em um hospital de Concórdia, que apresentava superlotação.

Diante desta situação, a equipe da Vigilância Sanitária do município realizou visita técnica a unidade e, ao constatar o risco para a saúde dos pacientes e evidenciada a superlotação, estabeleceu como medida cautelar a suspensão temporária de novas admissões nas UTI Neonatal e Pediátrica até que fossem retomados os padrões de qualidade de atendimento com segurança.

A Coordenação Estadual de Segurança do Paciente (CESP) orientou a Comissão de Controle de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde do Hospital a implementação de várias ações para a contenção dos casos o mais breve possível.

Todo o processo de investigação e orientação das medidas a serem realizadas para conter o surto foi realizado em conjunto pelas equipes da Coordenação Estadual de Segurança do Paciente, da Diretoria de Vigilância Sanitária, da Unidade Descentralizada de Vigilância Sanitária da Gerência Regional de Saúde de Concórdia, além da equipe da Vigilância Sanitária Municipal e do Hospital.
Salientamos que desde a notificação feita, a SES/SC vem recomendando diretamente ao hospital a adoção de medidas cabíveis para contenção do surto. Apesar de o estado de Santa Catarina estar com leitos de UTI neonatal e pediátrica com taxa de ocupação elevada e passando por um período de aumento da demanda de infecções respiratórias, é de extrema importância este bloqueio temporário nas internações para adequada limpeza e desinfecção da unidade, assim como ajustes no processo de trabalho para que a população seja assistida com toda segurança.