O Hospital Regional Hans Dieter Schmidt, de Joinville, conta agora com uma biruta para auxiliar no pouso seguro de helicópteros que transportam pacientes graves para atendimento na Unidade.

A instalação foi realizada neste sábado, 11, através de um projeto envolvendo a Associação Brasileira de Amigos Escoteiros e Bandeirantes (ABAEB-Guilda Joinville) e do Grupo Escoteiro Príncipe de Joinville. A ação também contou com o apoio da 2ª Companhia de Aviação da PM/SC (GRAER/Joinville) e da Sol Paragliders, de Jaraguá do Sul.

"A instalação deste equipamento é de extrema importância para nossa instituição, trazendo mais segurança durante o pouso e a decolagem de aeronaves. Nós agradecemos a iniciativa dos parceiros por proporcionar esta atualização ao nosso heliponto", comenta o diretor geral Evandro Godoy.

Como funciona uma biruta?
O instrumento é formado por um cone com duas aberturas. A abertura maior recebe o vento e direciona a biruta, indicando sua direção. Acoplada a um anel de metal com capacidade de rotação de 360º graus, a armação do dispositivo é articulada. A biruta é confeccionada em material maleável e resistente à corrosão e à força do vento, já que ela deve suportar a força do vento, independente da condição climática.