Tratamentos baseados em recursos terapêuticos que buscam a prevenção de doenças e a recuperação da saúde, as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) focam no acolhimento, no desenvolvimento do vínculo terapêutico e na integração do ser humano com o meio ambiente e a sociedade. Há um ano, Santa Catarina possui um Grupo Condutor das PICS que está estruturando as práticas nos municípios para avançar ainda mais no bem-estar e na qualidade de vida da população.

PICS 1.jpeg

Fotos: Divulgação SES

No primeira trimestre deste ano, foram realizadas 735.683 práticas integrativas nas unidades de saúde de SC, sendo a Auriculoterapia a mais procurada, com 724.817 procedimentos. Janete Freire, moradora de São Bento do Sul, está muito satisfeita com os resultados do tratamento. “Hoje terminei minha quarta sessão de Auriculoterapia.  Antes do tratamento estava muito ansiosa, estressada, nervosa, com pressão oscilando. Consegui ótimos resultados com a auriculoterapia. Na orelha temos um reflexo do nosso corpo, onde são colocadas algumas sementinhas que interferem diretamente naquele pontinho que está precisando de ajuda. Hoje estou muito melhor, a minha ansiedade zerou, me sinto mais tranquila, minha pressão normalizou. Esse tratamento é ótimo para o corpo e para a mente”.

Santa Catarina possui 246 municípios e 666 estabelecimentos de saúde na Atenção Primária que ofertam diferentes práticas integrativas, entre elas acupuntura, auriculoterapia, reiki, floralterapia, antroposofia aplicado à saúde, aromaterapia, ayruveda, fitoterapia, homeopatia, imposição de mãos, práticas da medicina tradicional chinesa, ozonioterapia odontológica, práticas corpo-mente, práticas manuais, termalismo. Essas ações estão presentes também nos polos de Academia da Saúde catarinense, segundo monitoramento do Ministério da Saúde em 2020.

A prática de meditação está sendo bem procurada em São Bento do Sul. Kátia Borges que terminou as sessões reforçou que é uma experiência incrível. “Venho buscando a muito tempo encontrar paz, higiene mental e aqui consegui dar os primeiros passos para isso. Percebi que existem vários tipos de meditações. Venho percebendo uma melhora nas noites de sono, as insônias já estão diminuindo, e eu tenho mais controle dos meus pensamentos. Mesmo com o fim das sessões, vou continuar praticando em casa. Eu sugiro que todos participem dessa jornada que é maravilhosa”.

Os tratamentos foram institucionalizados por meio da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS (PNPIC). Antes da criação do grupo condutor, os encaminhamentos para a realização das PICS eram conforme as demandas dos municípios ou a pedido do MS para desenvolver ações.

PICS 5.png

Ações do Grupo Condutor

Criado em junho de 2021, o Grupo Condutor das PICS apoia, elabora e divulga ações de educação permanente, gestão e apoio institucional para ampliar o acesso às práticas com qualidade, eficácia, eficiência e segurança implantando as práticas nos municípios. Neste ano foi divulgada aos municípios a primeira nota técnica sobre o uso das PICS na abordagem do tratamento de síndrome pós-covid, utilizando Reiki, Arteterapia, entre outras. Além disso, novas notas estão sendo preparadas para publicação.

Por meio de uma parceria com a Comunicação da Assembleia Legislativa de SC (Alesc) foi produzida a série Nossa Saúde com 30 programas sobre as práticas integrativas. “É uma reportagem introduzindo o que são as PICS e 29 sobre cada das técnicas que contribuem para a melhoria da saúde do cidadão de Santa Catarina. Este trabalho nos ajudou a disseminar as técnicas nos municípios. Também trabalhamos junto com a Escola Técnica em Saúde desenvolvendo atividades e cursos aos profissionais dos municípios. Além disso, esse ano participamos do VII Congresso do Cosems para publicizar os trabalhos realizados”, explica a Dra Kiciosan Galli, coordenadora do Grupo Condutor Estadual.

Vinculado à Diretoria de Atenção Primária à Saúde (DAPS), o grupo condutor estadual é formado por representantes da SES, das macrorregionais e dos municípios referência em PICS, como Sangão, São Bento do Sul, Santa Rosa de Lima, Cunha Porã. Os participantes tem formação e experiência na área de PICS. Além dos profissionais do SUS, há professores da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) com pesquisa e extensão e formação em PICS, respectivamente, a Dra Kiciosan e o professor Charles Tesser.

PICS 6 cosems.png

Como ter acesso às PICS

A pessoa que tiver interesse em realizar alguma das práticas integrativas, deve procurar a unidade básica de saúde mais próxima de sua residência para ser devidamente orientado.

Informações à imprensa:

Gabriela Ressel