Em audiência pública realizada nesta segunda-feira, 27, na Assembleia Legislativa, o Secretário de Estado da Saúde, Aldo Baptista Neto, garantiu o repasse de R$ 30 milhões para os Consórcios Intermunicipais de Saúde para que os municípios possam ampliar o atendimento das necessidades de saúde dos cidadãos. Os recursos devem ser repassados ainda neste ano.

A Secretaria de Estado da Saúde acatou a lógica de distribuição das verbas apresentada pelos consórcios. O valor será divido em seis parcelas até o final do ano e o repasse será feito diretamente a cada consórcio para que os municípios possam ofertar mais serviços. São 20 milhões do orçamento da saúde e mais 10 milhões de emendas parlamentares.

A intenção da SES é que os repasses sejam perenes e passem a ser anuais: “os municípios consorciados devem contemplar as estratégias de ampliação da saúde da população. Assim sendo, a saúde básica deverá ser feita pelos consórcios e a alta complexidade junto ao Estado, poderemos criar uma política ambulatorial catarinense, ou seja, uma política de estado para dar ampla cobertura de saúde à sociedade”, ressaltou o secretário de Estado da Saúde, Aldo Baptista Neto.

Os representantes dos consórcios, prefeitos e deputados presentes na sessão elogiaram o governo do Estado pelo empenho demonstrado com as questões de saúde e pela destinação de recursos à pasta.

Mais informações para a imprensa:
Jaqueline Morais
Secretaria de Estado da Saúde - SES