Nesta sexta-feira, 1º, está sendo realizado o Previne Brasil em Santa Catarina - Seminário de Qualificação de Desempenho da APS 2022 com a presença de 700 profissionais, técnicos e gestores da saúde dos municípios, regionais e estadual. O encontro será de debate construtivo entre as três esferas que fazem a gestão da Atenção Primária à Saúde, com foco na qualificação dos processos de trabalho da APS a partir da melhoria dos indicadores de desempenho do Programa Previne Brasil.

20220701_095605.jpg

Fotos: Gabriela Ressel Ascom/SES/SC

O secretário adjunto de Estado da Saúde, Alexandre Lencina Fagundes, reforçou a importância deste momento de aprendizado durante a abertura do seminário. “Todos os presentes terão a oportunidade ampliar os seus conhecimentos e discutir a Atenção Primária como um todo. Quando falamos em Atenção Primária, falamos na grande porta ordenadora do Sistema Único de Saúde, junto com a Atenção Secundária e Terciária, forma uma grande engrenagem. Os serviços dessas áreas se entrelaçam e um é continuidade do outro. A Atenção Primária é responsável pela resolutividade de 85% das demandas do cidadão pelo SUS e está nos territórios municipais. E cabe a nós, Estado e Ministério da Saúde, dar o suporte para a saúde pública da Atenção Primária”.

20220701_092919.jpg

O Estado, além de focar na alta e média complexidade, também está atento às ações da Atenção Primária. A SES possui uma Diretoria de Atenção Primária que dá suporte para os técnicos e gestores dos municípios. “Monitoramos os indicadores e estamos construindo uma central de dados para trabalhar melhor com as informações para subsidiar nas tomadas de decisão. O Governo também criou o programa Gente Catarina para auxiliar, em todas as áreas do Governo, 61 municípios que possuem IDH abaixo da média estadual e cabe a nós discutirmos a Atenção Primária nesses municípios, entender as dificuldades e dar suporte para essa rede tão importante. Atualmente a cobertura da APS é de 91% no território catarinense, o que é um número muito bom comparado aos 63% de cobertura nacional. O dia de hoje é oportuno para continuarmos construindo o Sistema Único de Saúde aqui no nosso estado”, explica o secretário adjunto.

O evento, realizado em Florianópolis, é promovido pelo Ministério da Saúde (MS), com apoio da Secretaria de Estado da Saúde (SES)e Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems).