A partir de agora, o Hospital Maicé do município de Caçador foi habilitado para atendimentos cirúrgicos de alta complexidade no âmbito cardiológico. A decisão foi consensuada em CIB, a Comissão Intergestores Bipartite, nesta quinta-feira, 25 de agosto. Com isso, os vinte municípios que fazem parte da região do Alto Vale do Rio do Peixe ganham uma nova referência no atendimento e encurtam à distância de tempo do transporte Inter hospitalar para grandes cirurgias cardiológicas.

O secretário municipal da Saúde de Fraiburgo, Edson Luiz Medeiros, manifestou-se efusivamente em favor da proposta e reconheceu essa valorização regional durante a CIB desta quinta. “Nós não precisaremos nos deslocar de Fraiburgo para Xanxerê, por exemplo, para uma cirurgia de alta complexidade cardiológica. Cortamos o tempo pela metade. É uma aproximação maior com o cidadão que vive na cidade, que precisa do serviço o mais próximo dele”, destacou o secretário Edson.

Outra pactuação importante que foi consensuada é a da nova Unidade de Suporte Avançado (USA) do SAMU em Videira. Isso criará a quarta unidade móvel para o Alto Vale do Rio do Peixe, o que ampliará o acesso da população para serviços de urgência e emergência na região.