icone facebookicone twittericone instagram

O Hospital Santa Teresa, em São Pedro de Alcântara, ganhará 2 novos consultórios para diagnóstico de câncer de pele e 14 novos leitos para atendimentos em clínica médica. As obras já estão em fase de finalização. Com 7 médicos especialistas e 6 residentes, a instituição é a principal referência no tratamento de doenças de pele em Santa Catarina. Atualmente o ambulatório de dermatologia faz uma média de 100 atendimentos diários, mensal são 1800. Em agosto, o Santa Teresa realizou 867 cirurgias para retirada de tumores de pele cancerígenos e a agenda de procedimentos já está fechada até novembro.

A direção também prioriza a criação de 1 nova sala cirúrgica e o projeto de implantação de 25 novos leitos de unidades de internação em cuidados prolongados (UCPs). Hoje o hospital possui ao total 105 leitos. No primeiro semestre de 2022, 45% dos pacientes atendidos foram da grande Florianópolis e os outros 55% de regiões de todo o estado. Em recente visita, o secretário de estado da saúde, Aldo Baptista Neto, declarou que todas essas melhorias deverão dinamizar os serviços prestados à população, “É fundamental para acelerar e qualificar os atendimentos, dando a resposta necessária à população”, esclareceu.

Com as novas ações administrativas, o hospital também tem aprimorado sua estrutura patrimonial. Há poucas semanas foi adquirido um criostato, aparelho projetado para realizar cortes de amostras de tecido orgânico que irá qualificar ainda mais o diagnóstico das amostras de pele coletadas. “Nós criamos o setor de compras e hoje já conseguimos adquirir bastante coisas. A SES atende os pedidos de compras”, comentou o diretor André Clementino.

A gerente de enfermagem Maristela Castro Klauberg explica que uma série de movimentos foram iniciados com a elaboração de protocolos e a implantação de novos serviços, reforma e abertura de novas unidades, que acabam refletindo em outros hospitais da grande Florianópolis, diminuindo a ocupação dos leitos, “A vantagem para o estado é que temos leitos de retaguarda para desafogar o hospital Celso Ramos, Regional, toda a rede”, argumenta.

Recentemente o hospital também iniciou o cadastramento da residência multiprofissional em fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia, serviço social e farmácia.