icone facebookicone twittericone instagram

O Laboratório Central de Santa Catarina (Lacen) recebeu a certificação do Ministério da Saúde para realizar exames de diagnóstico de varíola dos macacos. Com isso, o tempo para liberação dos resultados passou de 10 dias para 48 horas, garantindo agilidade na adoção de medidas de prevenção, como o isolamento de casos confirmados e a busca ativa de contatos.

O superintendente de Vigilância em Saúde, Eduardo Macário, garante maior celeridade na identificação do vírus. “O Lacen/SC é considerado um dos melhores laboratórios de saúde pública do país, possuindo pessoal qualificado e equipamentos para realização de exames sofisticados, como o que detecta a varíola dos macacos. Até o momento o Lacen/SC já realizou 738 exames para diagnóstico de varíola dos macacos”.

A análise é feita exclusivamente por teste molecular do tipo RT-qPCR, a mesma técnica usada no diagnóstico da Covid-19, utilizando uma metodologia in house, que segue protocolos específicos e utiliza insumos e reagentes aprovados pela Anvisa.

A partir da identificação de um caso suspeito, é seguido um fluxo específico para coleta e processamento das amostras. A unidade de saúde que realizou o atendimento coleta o material para exame da varíola dos macacos, utilizando kits (swab + meio de transporte), por meio de esfregaço nas lesões. Na sequência, o material deve ser encaminhado ao Lacen/SC, para que seja feito o exame para identificação da varíola dos macacos.

Por meio das aquisições emergenciais promovidas pela Secretaria de Estado da Saúde já foram entregues insumos para o diagnóstico da varíola dos macacos que possibilitarão a realização de aproximadamente 10 mil exames pelo Lacen/SC. Além disso, Santa Catarina recebeu do Ministério da Saúde kits para diagnóstico laboratorial, produzidos pela Fiocruz/Biomanguinhos, suficiente para realizar 1.056 exames.

Até esta segunda-feira, 26, foram notificados 1.219 casos suspeitos da varíola dos macacos em Santa Catarina. Destes, 261 foram confirmados, 16 foram classificados como casos prováveis, 719 foram descartados, e 223 permanecem em investigação.

Os principais sinais e sintomas de varíola dos macacos incluem erupções cutâneas ou lesões de pele, seguido por adenomegalia (linfonodos inchados ou ínguas), febre, dores no corpo, dor de cabeça, calafrio e fraqueza. Caso apresente alguns desses sintomas, deve-se procurar um serviço de saúde para atendimento, coleta e tratamento, além de adotar medidas de isolamento enquanto permanecer com as lesões de pele.