icone facebookicone twittericone instagram

O serviço de ortopedia do Hospital Materno-Infantil Santa Catarina (HMISC), de Criciúma, realizou nesta quarta-feira, 5, a primeira cirurgia de trauma ortopédico da história da instituição. Uma menina de 8 anos passou por um procedimento que durou cerca de 1 hora, após sofrer uma fratura de fêmur ao ser atropelada quando brincava na rua. A paciente se recupera e seu quadro é estável. O Hospital que não possuía serviço de ortopedia é agora referência na especialidade.


O Hospital é agora uma referência e uma nova janela se abre para que, por meio desta instituição, mais pessoas possam realizar procedimentos cirúrgicos ortopédicos pelo Sistema Único de Saúde”, declara o Secretário da Saúde, Aldo Batista Neto.

De acordo com César Augusto de Magalhães, diretor geral, o Hospital também recebeu um Arco Cirúrgico da Secretaria de Estado da Saúde que irá auxiliar as cirurgias ortopédicas de média e baixa complexidade que necessitem do apoio de imagem. A máquina ainda não foi utilizada e será instalada no dia 10 de outubro. O Arco Cirúrgico é um equipamento de última geração que produz imagens do corpo humano em tempo real, para o auxílio no trabalho de colocação de placas, parafusos, próteses, pinos.

“Vejo como um marco, não somente para o Hospital Santa Catarina, o Instituto de Desenvolvimento, Ensino e Assistência à Saúde (Ideas), a Secretaria de Estado da Saúde, e sim que o grande ganhador de tudo isso é a comunidade da região de Criciúma e entorno”, aponta o diretor.

A cirurgia foi conduzida pelo ortopedista Alessandro Yoshizato. A equipe cirúrgica foi composta pela coordenadora da Enfermagem, Greicy Salvaro, e pelas enfermeiras, Jacqueline Grings, Mariam Euzebio e Franciele Leite; além das técnicas de enfermagem Huglia Elizeu, Amanda Rosa, Camila Ramilo e anestesistas Lucas Soliman e Jaqueline Bernardi.