icone facebookTwitterInstagram

Florianópolis, 8 de setembro de 2015

O Ambulatório Virtual de Gastropediatria do Hospital Infantil Joana de Gusmão, o GastroPed, foi lançado na manhã desta terça-feira (8), no Centro de Estudos da unidade, em Florianópolis. A ferramenta permitirá o atendimento médico especializado de pacientes com doenças gastrointestinais reduzindo a necessidade de deslocamento da família do interior do Estado para a capital. O projeto foi desenvolvido pelo setor de Gastropediatria do hospital em parceria com o Sistema de Telessaúde e a Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Presente no lançamento, o secretário de Estado da Saúde, João Paulo Kleinübing, destacou o pioneirismo do projeto. “Essa é uma primeira experiência que certamente abrirá precedente para outras especialidades. É um exemplo de criatividade, inovação e empenho dos profissionais”, declarou o secretário.

Além de disponibilizar o contato telefônico com um especialista 24 horas, esse projeto tem caráter pedagógico, pois visa capacitar os médicos das unidades básicas de saúde por meio de cartilhas e videoaulas. Sete especialistas em gastroenterologia do Hospital Infantil Joana de Gusmão gravaram vídeos sobre as principais características e tratamentos das doenças mais comuns a fim de permitir uma avaliação mais criteriosa do paciente na unidade básica, em qualquer lugar do Estado.

“A partir de um diagnóstico mais preciso e do prontuário eletrônico com o histórico do paciente, a criança será encaminhada para o Hospital Infantil, se houver necessidade, de forma mais organizada”, explicou o diretor do Joana de Gusmão, Carlos Schoeller. O Ambulatório Virtual GastroPed possibilita o uso de ferramentas eletrônicas e virtuais em benefício da saúde pública.

As videoaulas estão disponíveis no site do Telessaúde e os plantões telefônicos começam a funcionar a partir desta terça-feira.