icone facebookTwitterInstagram

Lages, 14 de setembro de 2015

Nesta terça-feira,15, o secretário de Estado da Saúde, João Paulo Kleinubing, entregará 14 dermatoscópios para municípios da Macrorregião da Serra Catarinense. O evento ocorrerá às 10 horas, na Sede da Associação dos Municípios da Região Serrana (Amures), em Lages.

Nesta etapa serão beneficiados os municípios de Anita Garibaldi, Bocaina do Sul, Bom Jardim da Serra, Bom Retiro, Capão Alto, Cerro Negro, Correia Pinto, Otacílio Costa, Painel, Palmeira, Ponte Alta, Rio Rufino, São José do Cerrito, Urubici e Urupema. Na primeira etapa do projeto foram entregues equipamentos aos municípios de Campo Belo do Sul, Lages e São Joaquim.

“A meta do Governo do Estado é alcançar a cobertura de pelo menos um ponto de envio de telediagnóstico em dermatologia por município no Estado”, destaca o secretário João Paulo Kleinubing.

Os dermatoscópios foram adquiridos com recursos provenientes da Portaria GM/MS nº 1.229 de 14/06/2012, do Programa Nacional Telessaúde Brasil Redes, em uma ação integrada entre os serviços de Telemedicina, Telessaúde e Regulação.

“A disponibilização dos dermatoscópios, somada à ferramenta do Sistema de Telemedicina e Telessaúde (STT), permite a visualização das lesões de pele por especialista em Dermatologia da Secretaria de Estado da Saúde (SES) de forma assíncrona e prévia ao atendimento especializado,” explica  Carla Pulga, coordenadora Estadual da Telemedicina.

Daniel Holthausen Nunes, dermatologista responsável pela implantação da Teledermatologia no Estado, reforça que “além da qualificação, agilidade no diagnóstico e no encaminhamento, também está sendo possível o gerenciamento da fila de espera da especialidade dermatologia”.

Segundo a superintendente de Serviços Especializados e Regulação da SES, Lúcia Regina Gomes Mattos Schultz, esta ação é garantida pela Deliberação nº 366/CIB/13, de 22/08/13. “Utilizamos laudo da Teledermatologia como requisito para classificação de risco e regulação dos pacientes que estão ou serão inseridos na fila de espera para a especialidade, no sistema SISREG, administrado pela Central Estadual de Regulação de Consultas e Exames”, explica Lúcia.

Também foram aprovados por esta deliberação, o protocolo de classificação de risco, o protocolo de conduta, o protocolo de realização do registro fotográfico e o formulário para solicitação de exames dermatológicos. “Estes instrumentos e o apoio dos dermatologistas do serviço de Telemedicina também vêm auxiliando os profissionais da Atenção Básica, viabilizando ganho em resolutividade no atendimento e evitando deslocamentos desnecessários dos pacientes”, corrobora Geraldo Azzolini, gerente de Controle e Avaliação da SES.      

Agende-se:

Data: Terça-feira, 15 de setembro, 10h
Evento: Entrega de 14 dermatoscópios aos municípios da Serra Catarinense
Local: Sede da Amures, na Rua Otacílio Vieira da Costa, 112, Centro, Lages.