Florianópolis, 23 de outubro de 2015

Durante a Semana Estadual de Promoção da Saúde Bucal, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Coordenação de Saúde Bucal da Atenção Básica, promoveu o intercâmbio entre técnicos municipais a fim de compartilhar experiências das equipes que trabalham nessa área. A semana, instituída em 2001, é realizada em alusão ao Dia do Cirurgião-dentista, comemorado neste domingo, 25 de outubro.

“Nosso objetivo é que a população receba informação. Por isso, convidamos os serviços públicos de saúde, as entidades representativas da classe odontológica, os cursos de Odontologia, as escolas profissionais, a planejarem uma programação especial como encontros, debates, campanhas educativas e outras atividades que visem a orientar e prevenir as pessoas sobre as doenças bucais e promover a saúde integral, enfrentando desafios, respeitando o atendimento integral, universal, acessível e humanizado”, comentou o coordenador de Saúde Bucal da SES, Nestor Antônio Schmidt de Carvalho.

A programação da Semana Estadual de Promoção da Saúde Bucal no Estado incluiu três grandes encontros virtuais. A primeira videoconferência ocorreu no dia 13, com a participação da gerente de Atenção Básica da SES, Lizete Contin, o coordenador Estadual de Saúde Bucal, Antônio Schmidt de Carvalho, o presidente do Conselho Estadual de Saúde, Jorge dos Passos Correa Cobra, e o presidente do Conselho Regional de Odontologia de Santa Catarina, Élito Araújo.

No dia 19, quatro municípios compartilharam entre si, por meio do Telessaúde, experiências praticadas pelas equipes locais de saúde bucal. Entre eles, o município de Jaraguá do Sul apresentou o projeto "Vacinação infantil como estratégia para a promoção da saúde bucal"; Joinville trouxe uma “Abordagem muntidisciplinar para realização da primeira consulta odontológica em crianças”; o Morro da Fumaça mostrou o trabalho de “Saúde Bucal nas olarias: sorria melhor, sorria com saúde”; Bombinhas demonstrou como foi realizado o “Processo de trabalho no desenvolvimento das ações odontológicas”.

Nesta sexta-feira (23) foi realizado o último encontro, por videoconferência, entre os municípios de Caxambú do Sul, que vai apresentar o projeto "Saúde Bucal no Programa Saúde na Escola (PES); Caçador, com trará a “Experiência do Centro de Especilidades Odontológicas – Regional”; Pinhalzinho, com a “Experiência da implantação e funcionamento do laboratório de prótese dentária”; e Cocal do Sul, que vai apresentar a “Experiência da equipe de saúde bucal no monitoramento da fluoretação da água”.

“De modo geral, é muito significativa a participação dos municípios, pois contribuem com questionamentos e valorização dos trabalhos apresentados”, avaliou Nestor.

A Coordenação de Saúde Bucal do Estado de Santa Catarina tem como objetivo assessorar os municípios para a efetivação do atendimento integral ao usuário na atenção à Saúde Bucal. Sua missão é promover, implantar, supervisionar e avaliar uma política de promoção da saúde que priorize de forma universal, igualitária e equânime a atenção à saúde bucal.