A Secretaria de Estado da Saúde informa a situação das Emergências dos hospitais Celso Ramos, Regional de São José e Instituto de Cardiologia de Santa Catarina nesta quinta-feira (7):

Hospital Celso Ramos -Na Emergência da unidade localizada em Florianópolis, 20 pessoas aguardavam atendimento até o final da manhã, 16 pacientes estavam internados e 15 em observação. Nas últimas 24 horas, a Emergência recebeu 364 pessoas. Desse total, 134 eram para Ortopedia (em geral, pessoas que sofreram acidentes de trânsito); 177 para clinica médica e 44 para clínica cirúrgica.

Instituto de Cardiologia – Nenhum paciente estava sendo atendido no final da manhã na Emergência desta instituição localizada em São José. Nenhuma pessoa aguardava consulta enquanto 27 estavam internadas, sendo sete na Emergência semi-intensiva, uma na reanimação 12 no repouso e sete na medicação. Até o fim da manhã havia 61 pessoas nas unidades de internação e 14 na ala coronária. Nas últimas 24h, o Instituto de Cardiologia atendeu 48 pessoas na Emergência e fez 11 novas internações. Há um total de 102 pacientes internados no instituto.

Hospital Regional de São José - Nas últimas 24 horas foram realizados 406 atendimentos nas emergências geral, ortopédica, oftalmológica e obstétrica. Na emergência pediátrica foram feitos 158 atendimentos. O quadro geral do Hospital Regional de São José é de 279 pacientes internados. Nas ultimas 24 horas foram realizadas 62 internações.

Salientamos que cerca de 80% dos casos que chegam às Emergências são ambulatoriais, ou seja, situações que podem ser resolvidas nos postos de saúde. A Secretaria de Estado da Saúde orienta a população a primeiro procurar os centros de saúde dos seus municípios. Os postos de saúde e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) estão aptos a atender situações de urgência, que são aqueles em que a pessoa não corre riscos.

Informações adicionais:

Secretaria de Estado da Saúde